Publicidade
Joana na sua casa no Quadrado, em Trancoso, ao lado de seus três cachorros

Paulistana apaixonada pela Bahia, Joana Vieira tem no sincretismo religioso inspiração para a sua arte, com as esculturas de santos e orixás que são sucesso em seu espaço no Quadrado, em Trancoso, mistura de casa, ateliê e galeria. Para o Glamurama, ela deu uma aula sobre o assunto, e dicas valiosas de que cor usar na noite de Réveillon, dependendo do orixá que você queira agradar na passagem do ano.  Joana explica: ” Os orixás são elementos da natureza, deuses africanos que correspondem a pontos de força do planeta. Eles representam as águas, as florestas, o mar, a justiça, a saúde, os animais e assim por diante”.

O sincretismo se deu quando cada orixá foi associado a um santo católico, em consequência da imposição do catolicismo aos negros. “Para manterem os seus deuses vivos, eles viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, que cultuariam aparentemente”, diz a artista.

E mais: “O ano de 2014 será regido por Xangô e Iansã. Um ano que favorecerá a justiça e a boa conduta. O primeiro de janeiro é na Lua Nova, um momento de reflexão e renovação.”

Siga a seta e encontre o orixá correspondente a cada santo e quais são as suas características e cores. E bom Ano Novo!

[galeria]615150[/galeria]

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter