Publicidade
Ministro Marcelo Castro disse a parlamentares que cada dose da vacina custa em torno de 20 euros
Ministro Marcelo Castro disse a parlamentares que cada dose da vacina custa em torno de 20 euros || Valter Campanato/Agência Brasil
Ministro Marcelo Castro disse a parlamentares que cada dose da vacina custa em torno de 20 euros || Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB), disse em alto e bom som durante audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir os casos de microcefalia e sua conexão com o zika vírus que está adiantadíssimo o pedido de registro da vacina contra a dengue pelo laboratório Sanofi Pasteur. A expectativa é que a decisão seja tomada nesta semana. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou que aguarda apenas o cumprimento de uma exigência (informação, documento ou análise) para liberar o registro ao laboratório. Com o registro em mãos, o Sanofi poderá começar a produzir e comercializar a vacina, informou a agência. “Não são necessários mais testes. Mas há a pós-vigilância, que é o monitoramento do produto após entrada no mercado”, esclareceu a Anvisa.

Aos deputados, o ministro adiantou detalhes: “A vacina é composta de três doses e cada uma delas custa em média 20 euros. Como são 200 milhões de pessoas, é inviável vacinar todos. Teríamos, então, que definir um grupo prioritário para aplicar.”

Sobre a possibilidade de o Instituto Butantan também produzir a vacina contra a dengue, o ministro considera que esse processo pode demorar pelo menos um ano. “O Instituto Butantan obteve autorização para iniciar a terceira fase das pesquisas clínicas. Só após a conclusão dessa fase é que pode solicitar o registro”, esclareceu a Anvisa.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter