Publicidade

O feriado de Finados foi de trabalho para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que deu uma aula sobre a nova ordem global na noite de quarta-feira. O evento, que tomou praticamente todas as cadeiras da Sala São Paulo, no centro da cidade, faz parte do projeto Fronteiras do Pensamento. “Apesar de vir aqui com frequência, é a primeira vez que subo no palco. Em vez de ouvir a orquestra tocar, vou tentar não desafinar”, brincou FHC, que abusou do bom humor na palestra.

* O sociólogo discorreu sobre o movimento de 1968 na França, globalização e as mudanças tecnológicas que afetam a sociedade de hoje, entre outros assuntos. Com a língua afiada em alguns momentos, destacou que “o Brasil não é pobre, mas injusto”. Também arrancou risadas da plateia ao falar da época em que foi presidente. “As principais decisões tomamos de forma solitária. Dá para conversar no máximo com a esposa, se for confiável”, disse, aos risos.

* Depois do evento, em conversa exclusiva com Glamurama, FHC falou sobre o retorno ao Palácio da Alvorada na semana passada para um jantar com a presidente Dilma Rousseff. “É sempre agradável rever o local em que morei tanto tempo. Está muito bem cuidado”, elogiou. Quando o assunto foi a conduta da atual presidente diante da crise política nos seus ministérios e a crise mundial, FHC poupou críticas. “Todo governo tem que enfrentar os problemas, e ela está fazendo isso. Dilma herdou muitas situações difíceis e está tentando resolvê-las. O quadro geral brasileiro dificulta a ação do presidente porque aqui houve um avanço dessa mentalidade do toma lá, dá cá. Isso atrapalha”, disse.

* Entre os poderosos que assistiram a Fernando Henrique Cardoso estavam o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, a jornalista Monica Waldvogel, o psicanalista Jorge Forbes e Pierre Moreau, advogado e sócio da Casa do Saber.

Fernando Henrique Cardoso: trabalhando no feriado

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter