Publicidade

Foi entre uma baforada e outra a inusitada conversa de Sophie Calle com Grégoire Bouillier neste sábado. Grégoire é o ex de Sophie que terminou com ela por e-mail. Surpresa e confusa, ela resolveu distribuir o e-mail para 107 mulheres de profissões distintas perguntando a elas qual a interpretação técnica que davam à mensagem. As respostas foram transformadas em arte e expostas recentemente. Grégoire também se utilizou da relação dos dois, mas da história em si e não do término, em seu livro “O convidado surpresa”.

* O título é uma referência ao modo como os dois se conheceram. Sophie tem o costume de comemorar seu aniversário com o número de convidados coincidindo com os anos já vividos por ela e um convidado surpresa, representando o ano que virá. E Grégoire foi o desconhecido de uma dessas festas. Apesar de algumas alfinetadas de ambas as partes, o clima foi cordial e a impressão que se tem é de que os dois se tornaram bons amigos.

* Grégoire abriu dizendo que todos ali estavam do lado de Sophie, mas que ele não era o vilão da história. “Todos tem a liberdade para amar quem quer que seja. E para deixar de amar também!” Dessa forma ele desarmou um pouco a platéia que, assim, conseguiu entender um pouco o seu lado, ainda que discordando. O escritor também rebateu os críticos que apontaram erros gramaticais no “e-mail-término” dizendo que não assinou como escritor, mas sim como alguém que, no calor do momento, escreve tudo que lhe vem à mente, sem se preocupar com aspectos técnicos.

* No final, Sophie Calle informou à plateia que Grégoire tinha dito, momentos antes de entrar na palestra, que casaria com ela caso ela pedisse desculpas a ele por ter usado algo tão íntimo da relação em um trabalho público. Com bom humor, ele interrompeu dizendo que não era uma promessa. Ágil, a artista respondeu, de bate-pronto, que não havia problema, pois ela não iria pedir desculpas de qualquer forma. Os dois decidiram pacificamente continuar amigos.

* Ao fim da palestra, as mulheres em geral ficaram com uma pulga atrás da orelha: não sabiam se ela era uma mulher incrível com um homem comum ou se ambos eram incríveis.

* Acompanhando esse que foi um dos mais concorridos bate-papos dessa Flip estavam: Gay Talese, Malu Mader, Cláudia Abreu, Betty Goffman e Hugo Barreto, Brasília Arruda Botelho, Regina Casé e Estevão Ciavatta, Vânia Toledo, Maria Inês Barbosa e Marina Lima, entre outros.

Sophie Calle, Grégoire Bouillier, Gay Talese, Hugo Barreto, Malu Mader, Betty Goffman e Claudia Abreu, Célia e Brasília Arruda Botelho, Maria Ignez Barbosa, João Carrascosa, Vania Toledo e o trio em ação Angel Gurría-Quintana, Sophie Calle e Grégoire Bouillier: mesa concorrida

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.

Instagram

Twitter