Publicidade

O bacalhau é uma tradição da Páscoa e nada melhor do que já aprender a receita para o próximo domingo. Este prato foi escolhido especialmente pelo restaurateur Charlô Whately e o chef Marc Le Dantec, responsáveis pela cozinha do Bistrô Charlô. Já deu para perceber que é uma delícia, né? Então anota aí a receita.

* Ingredientes: 4 postas de bacalhau salgado, 2 dentes de alho, 2 raminhos de tomilho fresco, 400 gramas de batata bolinha, 1 colher de café de sal fino, 60 ml de azeite de oliva, 20 gramas de manteiga sem sal, 50 gramas de farinha de rosca e 2 colheres de café de pimenta em grão moída. Para o suco de batata: 300 gramas de batata (variedade Asterix), 500 ml de caldo de legumes, 1 colher de café de sal fino, 2 colheres de sopa de azeite extravirgem e meio limão. Acompanhamento: 80 a 100 gramas de linguiça de chouriço picante, 80 a 100 gramas de favas edamame, 10 gramas de cebola branca picada, 10 gramas de manteiga sem sal, 35 ml de azeite de oliva, 1 colher de sopa de salsa picada, 3 a 4 pitadas de sal fino e 1 colher de café de suco e raspas de limão siciliano.

* Modo de preparo: Dessalgar o bacalhau 48 horas antes. Colocar o bacalhau para cozinhar em água fria com um dente de alho descascado e um ramo de tomilho, levar até a fervura e escorrer em uma travessa, reservar e enxugar se necessário. Em outro recipiente com água colocar as batatas bolinhas para cozinhar com o resto do tempero até ficarem macias. Descascar após o cozimento e cortar pela metade.

* Descascar e cortar a batata do suco em cubinhos, cozinhar em fogo médio, no caldo de legumes, com o sal fino até ficar bem macia. Escorrer, reservar o líquido e deixar esfriar um pouco. Mais tarde, "mixar" no liquidificador, e finalizar com o azeite extravirgem e algumas gotas de limão. Conferir a textura "aveludada".

* Para o acompanhamento, grelhar a linguiça ou selar na frigideira e terminar ao forno, após cozimento enxugar em papel toalha. Cortar em cubinhos e reservar. Em uma panela de água fervente, adicionar o sal e cozinhar as favas edamame. Resfriar em água gelada, escorrer e reservar. Em uma frigideira média com azeite e manteiga refogar a cebola picada, acrescentar a linguiça, deixar dourar levemente. Acrescentar as favas e finalizar com as raspas, o suco de limão e a salsa. Em outra frigideira dourar as batatas bolinhas, com manteiga e verificar o tempero das guarnições.

* Empanar as postas de bacalhau com farinha de rosca. No centro do prato colocar a guarnição, por cima a posta de bacalhau e finalizar com o "suco" de batata e azeite de oliva. Deixar dourar por toda parte e finalizar no forno (160ºC). Decorar à vontade com ervas frescas. Ah, e bom apetite!

Bistrô Charlô: receita de bacalhau para a Páscoa

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter