Publicidade

A receita deste domingo é fácil como o dia pede. Inaugurado nessa semana nos Jardins, o Brasero Amatxu, restaurante que resgata as tradições da gastronomia do Paíse Basco, mas com o toque do chef brasileiro Gustavo Ubarana, foi quem deu a superdica pra gente. Quer aprender uma receita rápida e versátil para impressionar? Siga os passos da Tortilla de Bacalhau!

* Para fazer uma porção individual é necessário usar uma frigideira antiaderente de cerca de 15 centímetros de diâmetro. A receita leva uma batata grande – cerca de 200 gramas – e 50 gramas de cebola, além de três ovos para dar a liga. Apenas 50 gramas de bacalhau dessalgado é suficiente. No Amatxu, o espinafre acompanha o prato, mas pode ser substituído por outra folha escura. Não esqueça do azeite e do sal.

* Em uma panela, ferva cerca de um litro de água e apague o fogo. Coloque o bacalhau e deixe por aproximadamente 3 minutos, ou até que as lascas comecem a se soltar. Retire o bacalhau e solte as lascas com as mãos. Como acompanhamento, o espinafre limpo deve ser salteado no azeite com um pouco de alho picado. E só.

* Para preparar a tortilla comece cortando a batata em pequenos cubos, e a cebola, em tiras. Os dois devem ser salteados até que as batatas fiquem macias, e então retirados do fogo. Bater os ovos com um batedor de arame até aerar levemente. Adicionar a batata, a cebola e o bacalhau e bater vigorosamente, amassando um pouco das batatas. Adicionar sal e pimenta do reino ralada na hora. O próximo passo é esquentar bem a frigideira de 15 centímetros, e adicionar a mistura. Conforme a borda for ficando cozida, ela deve ser puxada para o centro com uma espátula, até que o lado de baixo da tortilla esteja dourado. Vire a tortilla em um prato e depois recoloque na frigideira, com o lado ainda cru para baixo para, então, terminar de fritar. Simples e delicioso!

Tortilla de Bacalhau do Brasero Amatxu: uma delícia e simples de reproduzir

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter