Publicidade
Pequena índia Munduruku, que vive no território Sawré Muybu || Créditos: Uma Gota no Oceano
Pequena índia Munduruku e Luiz Fernando Carvalho e sua equipe gravando na Sawré Muybu || Créditos: Uma Gota no Oceano

O cineasta e diretor de TV Luiz Fernando Carvalho está na Sawré Muybu, território sagrado dos índios Munduruku, no Pará, gravando documentário sobre a resistência do povo indígena em defesa do Tapajós – o último grande afluente da margem direita do Amazonas a correr livre. Além das intensas atividades ilegais de extração de madeira e mineração, o rio também está sob a ameaça da construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós.

Além de consequências ambientais catastróficas, o reservatório da usina alagaria mais uma Terra Sagrada dos Munduruku, que ainda buscam suas urnas funerárias removidas de Sete Quedas para construção da Teles Pires. O filme faz parte da campanha “Em nome de quê?”, da ONG de comunicação socioambiental Uma Gota no Oceano. Para ver o making of do projeto, siga a seta!

[galeria]4617791[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter