Publicidade
||Créditos: Divulgação
O maestro Terje Mikkelsen ||Créditos: Divulgação

A abertura da temporada 2015 do Mozarteum não poderia ter sido mais impactante. Com um concerto ao ar livre no Parque do Ibirapuera e duas apresentações impecáveis na Sala São Paulo, além de uma apresentação especial para crianças no Auditório do Ibirapuera, a Russian State Symphony Orchestra deu um show de técnica, virtuosismo e simpatia. A começar pelo maestro, Terje Mikkelsen, que ficou, em suas próprias palavras, extasiado com a receptividade do público brasileiro. Ele explica: “Nós tocamos com o coração, e tivemos uma conexão com a emoção dos brasileiros”.

*

No concerto ao ar livre, no último domingo, ele teve muita dificuldade de sair do palco. As cerca de 10 mil pessoas que lotaram o parque para ouvir Johan Halvorsen, Grieg – com a Suite 1 de “Peer Gynt” – e a suite “A Bela Adormecida”, de Tchaikovsky, o “forçaram” a dar dois bis.

Na Sala São Paulo, o clima não foi diferente: espectadores estáticos seguravam a respiração, a tosse e, em alguns casos, o choro. No programa dessa terça, último dia, peças de Dvorak, como o “Concerto para Violoncelo”, com o violoncelista Alexander Buzlov, um dos melhores da atualidade, ovacionado ao final. No bis, mais Dvorak.

*

A execução de “A Bela Adormecida” e de “Romeo e Julieta”, de Tchaikovsky, foi um festival: de cores, de timbres e de beleza. Os músicos, cientes de seu absoluto domínio, estavam tranquilos e relaxados, quase um passeio pelo repertório romântico – um dos celos aparentemente bocejou a certa altura de “A Bela Adormecida”.

*

Não à toa, a Russian State é considerada uma das melhores orquestras do mundo. E Terje sabe bem disso: “Ninguém toca como nós”.

Em tempo: a orquestra segue para apresentações em Buenos Aires e Santiago. Confira algumas imagens das apresentações que aconteceram por aqui.

[galeria]2572851[/galeria]

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter