Publicidade
Pôster do filme em inglês || Créditos: Reprodução

“Vocês são cheios de surpresas, contradições. Tão especiais, apaixonados, amam a vida. É tudo uma bagunça e vocês dão um jeito nisso”, esta é Marina Abramović, artista performática mais conhecida no mundo, falando de nós, brasileiros, em coletiva nesta terça-feira depois da projeção para imprensa de seu filme “Espaço Além – Marina Abramović”. Com direção do brasileiro Marco Del Fiol e pesquisa da também brasileira Paula Garcia, artista que trabalha com Marina em seu Instituto em Nova York, o filme teve pré-estreia no Iguatemi São Paulo nesta terça-feira e entra em cartaz no dia 19 de maio.

Em uma viagem espiritual pelo Brasil, Marina encontra xamãs, o médium João de Deus, mães de santo, entra em contato com comunidades religiosas nos confins do país e experimenta Ayahuasca – uma experiência dolorosa, filmada sem o conhecimento dela. O filme começa com Marina contando que uma xamã brasileira lhe disse que ela não pertence a Terra, que ela seria um ser galáctico e que estaria aqui por uma razão: “Ajudar os outros a transcender a dor”. Mas no decorrer do filme, se descobre que é a sua própria dor que ela quer curar, a dor de um coração partido, entre o final de 2012 e o início de 2013. “Para mim, a dor emocional é a pior, eu aprendi a controlar a dor física”. Perguntada se ela já estava curada, Marina responde: “Acho que as mulheres são as que mais sofrem com um coração partido. Eu chorava em todos os lugares: no supermercado, no avião… Meus amigos estavam chateados por eu falar sempre no mesmo assunto. Aí, vim para o Brasil, e os xamãs me curaram. Agora eu estou feliz e vou fazer 70 anos em novembro [no dia 30]. Minha avó havia me dito que a vida começa aos 70 e ela estava certa”.

Chegando aos 70, Marina se preocupa com a finitude e seu legado: “Os minutos finais do filme [quando aparece a mostra “Terra Comunal”, retrospectiva da artista no Sesc Pompéia, em São Paulo, onde o público explorou o ‘Método Abramović’ e seus objetos transitórios] mostram que não sou mais eu quem faz a performance, mas sim o público. Deixo meu legado, ferramentas para quando eu não estiver mais aqui”. (Por Verrô Campos)

Play para o trailer de “Espaço Além – Marina Abramovic”.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter