Publicidade
Cartaz de “Espaço Além”, novo documentário de Marina Abramovic || Créditos: Divulgação

Ler o diário de alguém não tem como não ser interessante. Imagina se o diário for da artista performática Marina Abramovic? Pois então, essa é a sensação quando se assiste ao documentário “Espaço Além”, no qual a performer discute a relação entre arte e espiritualidade por meio de experiências e rituais religiosos que experimentou em sua viagem pelos diferentes cantos do Brasil.

As observações nada óbvias (e superpertinentes) de Abramovic são o que o filme tem de melhor. Os relatos sobre suas experiências durante o ritual em que ela experimenta o chá de ayahuasca, por exemplo, são bem intensos. Estamos falando de Marina Abramovic, né? O que tem de perturbador, tem também de muito revelador. Você quer saber o que vai acontecer no final!

Alias, o filme seria outro se ela não estivesse como mediadora entre o público e os diversos rituais que vivencia. No fim das contas, você acaba descobrindo mais do universo dela do que propriamente dos misticismos brasileiros. O que é ótimo, caso contrário, o filme viraria um documentário quadrado pouco atrativo. Uma das conclusões da artista é de que “quando se tem fé, não há dor”. O que vocês acham? Concordam? Corre no cinema para conferir. Vale o ingresso.

(por Victor Martinez)

Cenas de “Espaço Além”, novo documentário de Marina Abramovic || Créditos: Divulgação

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter