Publicidade
aaaa
“O lavrador de café”​, de Cândido Portinari, integra as obras do acervo do Masp que integram a mostra “Arte do Brasil no Século 20” || Crédito: Divulgação

Depois de “Arte do Brasil no século 19”, o Masp abre nesta sexta-feira a exposição “Arte do Brasil no Século 20”, com obras dos mais reconhecidos pintores do modernismo brasileiro. A mostra faz parte do projeto de reestruturação do museu, idealizado por seu novo diretor artístico, Adriano Pedrosa, que pretende levar o Masp de volta às origens – quando as obras eram expostas em cavaletes de vidro, e não em paredes, como idealizado por Lina Bo Bardi.

Trabalhos de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lina Bo Bardi, Flávio de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro, Cândido Portinari e Lasar Segall, só para citar alguns nomes, estarão agrupados por ordem cronológica em painéis suspensos. A curadoria é de Pedrosa, Fernando Oliva e Luiza Proença.

*

Em tempo: os cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi para a sede do Masp nos anos 60 foram aposentados nos anos 90, mas substituíram por muitos anos as paredes convencionais do espaço, como mostra a imagem abaixo. Ao tirar paredes e usar painéis suspensos a exposição “Arte do Brasil no Século 20” inicia a transformação que trará de volta os cavaletes, previstos para o segundo semestre deste ano.

 

*

Com catálogo em formato de caixa de cartões postais, a exposição ainda exibe um recorte da Coleção Pirelli Masp de Fotografia, com cliques de Arthur Omar, Cláudia Andujar, George Leary Love, Geraldo de Barros, German Lorca, Marcel Gautherot e Thomas Farkas. Confira algumas imagens abaixo.

[galeria]2522291[/galeria]

Arte do Brasil no Século 20

Quando: 10 de abril a 28 de junho de 2015

Onde: primeiro andar do Masp – avenida Paulista, 1578, São Paulo

Horários: Terça a domingo: 10h às 18h (bilheteria aberta até às 17h30); quinta-feira: 10h às 20h (bilheteria até 19h30)

Ingressos: R$25 (entrada); R$12 (meia-entrada)

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter