Publicidade
Vestido de Nelson Leirner em exposição no Masp
Vestido de Nelson Leirner em exposição no Masp || Crédito: Divulgação
Vestido de Nelson Leirner em exposição no Masp || Crédito: Divulgação

Pela primeira vez, o Masp vai expor o conjunto completo da coleção da Rhodia, doada em 1972 e composta por 78 peças produzidas nos anos 1960. A mostra “Arte na Moda: Coleção Masp Rhodia” abre para o público nesta sexta-feira e fica em cartaz até 14 de fevereiro. Assinam a curadoria da mostra o diretor artístico Adriano Pedrosa, a curadora adjunta Patrícia Carta e o curador Tomás Toledo.

A coleção foi doada pela empresa química francesa Rhodia, que lançava seus fios sintéticos no Brasil e usava desfiles e coleções de moda como forma de divulgação de seus produtos. Essa estratégia foi concebida por Lívio Rangan, então gerente publicitário da Rhodia, responsável por coordenar a criação das coleções e organizar os desfiles onde as roupas eram divulgadas. Nasciam ali grandes espetáculos reunindo profissionais do teatro, dança, música e das artes.

No acervo, estampas criadas por artistas brasileiros como Willys de Castro, Aldemir Martins, Hércules Barsotti, Carybé, Ivan Serpa, Nelson Leirner, Manabu Mabe, Alfredo Volpi, Lula Cardoso Ayres e Antonio Maluf.

*

A moda esteve presente no Masp em eventos e exposições realizadas no passado, como o desfile de vestidos de Christian Dior em 1951, o desfile de moda brasileira em 1952 e o Festival de Moda – I Exposição Retrospectiva da Moda Brasileira, de 1971, no qual foram exibidas algumas das peças que estão presentes nesta mostra.

[galeria]3547761[/galeria]

Arte na moda: Coleção MASP Rhodia

Quando: 23 de outubro de 2015 a 14 de fevereiro de 2016 – terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)

Onde: 2º subsolo – avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP

Tel.: (11) 3149-5959

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter