Publicidade

A temporada de artes plásticas de 2012 vai ter grandes exposições em São Paulo. A começar pela primeira retrospectiva de Lygia Pape, um dos principais nomes da arte brasileira contemporânea ao lado de Hélio Oiticica e Lygia Clark. O Espaço Imantado da Pinacoteca do Estado reunirá cerca de 200 obras da artista, entre pinturas, relevos, xilogravuras, ações performáticas – mostradas por meio de objetos, vídeos e fotografias –, produção cinematográfica, cartazes de filmes, poemas, colagens e documentos. Abre no dia 17 de março.

* Também na Pinacoteca, a partir de 24 de março, haverá a mostra “Alberto Giacometti: Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti”, com cerca de 280 trabalhos, sendo 80 esculturas de tamanhos variados, 40 pinturas, 80 trabalhos sobre papel, 56 fotografias e documentos. O artista suíço é considerado um dos grandes expoentes da arte do século 20.

* Já no dia 27 de março estreia “Jorge, Amado e Universal”, no Museu da Língua Portuguesa, que comemora o centenário de nascimento do escritor baiano. Após a capital paulista, a exposição seguirá para Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Buenos Aires. A mostra terá áudios inéditos com depoimentos de Vinicius de Moraes, Carlos Heitor Cony, Arnaldo Jabor, João Ubaldo Ribeiro, Milton Hatoum e Mia Couto, entre outros escritores e intelectuais.

Lygia Pape: retrospectiva em São Paulo

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.

Instagram

Twitter