Publicidade
146632231DP002_Montserrat_C
146632231DP002_Montserrat_C
Montserrat Caballé é condenada a 6 meses de prisão e pagamento de multa || Créditos: Getty Images

A cantora lírica Montserrat Caballé, de 82 anos, foi condenada, nesta terça-feira, a 6 meses de prisão – que ela deverá cumprir em liberdade – e pagamento de uma multa de 254.231 euros. O motivo? Ela foi acusada de fraude fiscal cometida em 2010, quando desviou 500 mil euros – quantia já devolvida – dos impostos devidos à Fazenda, dizendo que era residente de Andorra, enquanto na verdade vivia em Barcelona.“Sim, ratifico”, foram as únicas palavras ditas pela artista, assumindo os próprios erros, durante a reunião que aconteceu via videoconferência em sua casa, por motivo de saúde.

A ação movida contra a artista se iniciou em abril de 2014. Em maio deste ano, Montserrat foi intimada a depor, mas, além de não comparecer à sessão, não deu nenhuma explicação sobre a causa da ausência. O acordo e a sentença foram redigidas por um juiz da vara de Barcelona, e proíbem a artista, durante um ano e meio, de receber qualquer ajuda financeira vinda do governo, assim como receber benefícios ou incentivos fiscais em projetos culturais.

Sobre a artista: considerada uma da maiores cantoras líricas da história, Montserrat Caballé garantiu seu posto de diva na noite do dia 20 de abril de 1965, quando substituiu, às pressas, a cantora Marilyn Horne na ópera Lucrezia Borgia, no Carnegie Hall de NY. Mas ficou famosa no mundo todo depois de gravar a música “How Can I Go On”, com Freddie Mercury, do Queen, para os Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona (vídeo abaixo).

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter