Publicidade
Abertura da exposição na Universidade de Fortaleza || Crédito: Arquivo Glamurama

Imagine um colecionador apaixonado que adquiriu o melhor da arte brasileira e estrangeira ao longo de 50 anos e, agora, disponibiliza parte de seu acervo para visitação pública. Essa é a Coleção Airton Queiroz, que entra em cartaz nesta quinta na Unifor – Universidade de Fortaleza. E Glamurama foi conferir em primeira mão.

São 252 obras que passeiam desde o século 17 até os dias atuais. Tem Frans Post, Albert Eckhout, Renoir, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Salvador Dalí, Marc Chagall, Fernando Botero, Lygia Clark, Adriana Varejão – a lista é longa. Tudo vem da coleção pessoal de Airton, que é presidente da Fundação Edson Queiroz e foi comprando todas as obras de maneira intuitiva, sem ajuda de especialistas – tem cerca de 700 quadros nas paredes da sua casa em Fortaleza e outra parte em um sítio. “O mais impressionante é que ele não tem qualquer Renoir, ele tem um ótimo Renoir. Di Cavalcanti tem altos e baixos, ele só tem os altos”, pontua José Roberto Teixeira Leite, um dos curadores ao lado de Max Perlingeiro e Fábio Magalhães.

Na movimentada noite de abertura, além do colecionador, que fez uma rápida aparição e cumprimentou os presentes, marcaram presença o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), e o governador Camilo Santana (PT). A mostra fica em cartaz na Unifor até 18 de dezembro.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter