Publicidade
Abertura da exposição na Universidade de Fortaleza || Crédito: Arquivo Glamurama

Imagine um colecionador apaixonado que adquiriu o melhor da arte brasileira e estrangeira ao longo de 50 anos e, agora, disponibiliza parte de seu acervo para visitação pública. Essa é a Coleção Airton Queiroz, que entra em cartaz nesta quinta na Unifor – Universidade de Fortaleza. E Glamurama foi conferir em primeira mão.

São 252 obras que passeiam desde o século 17 até os dias atuais. Tem Frans Post, Albert Eckhout, Renoir, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Salvador Dalí, Marc Chagall, Fernando Botero, Lygia Clark, Adriana Varejão – a lista é longa. Tudo vem da coleção pessoal de Airton, que é presidente da Fundação Edson Queiroz e foi comprando todas as obras de maneira intuitiva, sem ajuda de especialistas – tem cerca de 700 quadros nas paredes da sua casa em Fortaleza e outra parte em um sítio. “O mais impressionante é que ele não tem qualquer Renoir, ele tem um ótimo Renoir. Di Cavalcanti tem altos e baixos, ele só tem os altos”, pontua José Roberto Teixeira Leite, um dos curadores ao lado de Max Perlingeiro e Fábio Magalhães.

Na movimentada noite de abertura, além do colecionador, que fez uma rápida aparição e cumprimentou os presentes, marcaram presença o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), e o governador Camilo Santana (PT). A mostra fica em cartaz na Unifor até 18 de dezembro.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter