Publicidade
||Créditos: Gabi Butcher
||Créditos: iStock

 

O inverno pede – e permite – pequenas grandes extravagâncias no quesito comida, com ingredientes mais encorpados, como o vinho

Por Mariana Fava
Fotos Gabi Butcher

Apesar de ser ótima companhia durante as refeições, o vinho tinto pode trocar de papel e se tornar um dos ingredientes principais de pratos doces ou salgados. Quando aquecido, ele perde seu poder alcoólico, mas realça o sabor e o aroma dos demais componentes da receita e ainda traz aquele toque de sofisticação. Rica em antioxidantes, a bebida também faz bem para o coração, para o controle das taxas de colesterol e para o combate ao envelhecimento precoce. Então, prepare as panelas e tim-tim!

||Créditos: Gabi Butcher

SANGRIA, Don Curro

Ingredientes

1 l de vinho tinto seco
2 colheres de sopa de açúcar
25 ml de conhaque
25 ml de Cointreau
1 rodela de limão
600 ml de soda limonada
1 laranja cortada em cubos
1 maçã com casca cortada em cubos
1/2 abacaxi sem casca cortado em cubos
Gelo em cubos

Modo de preparo

Coloque o vinho tinto em uma jarra, acrescente o açúcar, o conhaque, o Cointreau e misture. Adicione a soda limonada, a rodela de limão e mexa novamente. Para finalizar, adicione as frutas picadas e o gelo. Misture e resfrie bem antes de servir.

 

||Créditos: Gabi Butcher

RISOTO DE LINGUIÇA COM FEIJÃO-FRADINHO E ERVILHA TORTA, Casa Europa

Ingredientes para o arroz base (para 4 porções)

500 g de arroz arbóreo
60 g de cebola
40 g de manteiga
200 ml de vinho branco
1 l de caldo de frango

Modo de preparo

Em uma panela, frite a cebola até que fique transparente. Adicione o arroz e misture bem para incorporar o refogado. Acrescente o vinho branco e mexa até que ele seja absorvido totalmente. Junte o caldo de frango e deixe cozinhar até secar, mexendo sempre. Coloque para esfriar em um tabuleiro e reserve.

Ingredientes para o risoto

500 g do arroz base
1 l de caldo de frango
40 g de manteiga
150 g de parmesão ralado
300 g de linguiça
100 ml de vinho tinto
100 g de feijão-fradinho
200 g de ervilha torta
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Retire a tripa da linguiça, refogue e reserve. Na mesma panela, coloque o arroz base, o vinho e cubra com caldo de frango. Deixe cozinhar até que fique al dente. Acrescente a linguiça já refogada e o feijão-fradinho cozido. Finalize com o parmesão, manteiga, sal e pimenta-do-reino. Decore o prato com as ervilhas tortas cortadas em
tiras e refogadas no azeite.

 

||Créditos: Gabi Butcher

PERA AO VINHO TINTO COM SORVETE DE CANELA, Sallvattore

Ingredientes

1 l de vinho tinto
6 peras descascadas e sem sementes
500 g de açúcar
4 lascas de canela em pau
10 cravos-da-índia

Modo de preparo

Coloque o vinho em uma panela e leve ao fogo. Adicione as peras descascadas e sem sementes, o cravo, a canela e o açúcar e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire as peras e deixe o vinho reduzir. Sirva com sorvete de canela.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter