Publicidade
Jared Leto, Drake e Oprah Winfrey estão no Clubhouse / Crédito: Reprodução

Se você ama ficar conectado nas redes sociais – Instagram, Twitter ou Facebook -, com certeza ouviu falar de um tal de Clubhouse. Pois o novo app, que por enquanto aceita apenas convidados, foi o assunto do último fim de semana. A rede social que funciona como um podcast interativo, em que cada pessoa pode abrir uma sala e conversar com outros “speakers”, e espectadores também podem, eventualmente, entrar na conversa, simplesmente explodiu entre os formadores de opinião e influencers.

Focado basicamente no audio, no Clubhouse é possível criar – e participar – de conversas ou debates temáticos, inclusive com celebs como Oprah Winfrey, Anitta, Drake ou Ashton Kutcher. várias ‘salas temáticas’ e debates. Recentemente, uma entrevista com Elon Musk dentro do Clubhouse deu o que falar. Nela, o empresário falou sobre algumas curiosidades e ideologias, entre elas, apoiando o implante cerebral sem fio que ainda está em desenvolvimento e a existência de alienígenas. Em certo momento, ele foi questionado sobre suas habilidades como pai. “Com a educação, acho importante tornar as coisas interessantes e ensinar a ele a relevância do aprendizado”, disse Musk. É importante frisar que o papo rolou com pelo menos 30 mil seguidores e se tornou o assunto mais comentado no Twitter.

Aqui no Brasil, o Clubhouse já foi utilizado por Boninho para comentar a 21ª edição do Big Brother Brasil; e por influenciadores e artistas que aproveitam para divulgar seus perfis.

Fato é que o aplicativo já é mais procurado que o TikTok, que se tornou febre no início da quarentena. De acordo com a agência Conversion, especialista em Search Engine Optimization (SEO), em seis meses o crescimento de buscas pelo novo sistema cresceu 100 vezes.

Interessou? Para participar do Clubhouse o primeiro passo é receber o convite de alguém que já seja membro da rede. Após acessar o link, você pode definir quais seus assuntos de interesse. Enquanto isso, na timeline é possível  visualizar grupos com diferentes temas onde estão acontecendo conversas em tempo real por áudio. Não é possível gravar e nem salvar. Como no Zoom, para falar, o usuário deve ‘levantar a mão’ para que os moderadores deem a autorização. Caso contrário, assim como em um podcast, estará no modo ouvinte.

O usuário pode criar sua própria sala de debate, reunir amigos ou se conectar com pessoas de diversas partes do mundo. A ideia do aplicativo é imitar as interações da vida real, que andam proibidas por causa da pandemia.

Como surgiu?

O Clubhouse foi desenvolvido pelo empresário do Vale do Silício Paul Davison e pelo ex-funcionário do Google Rohan Seth em abril de 2020. Apesar de quase um ano desde a sua criação, a versão autorizada para teste só foi lançada em setembro. O aplicativo, por enquanto, está disponível apenas para usuários de iPhone.

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Kate Middleton e Queen Camilla teriam influenciado diretamente o comunicado oficial do rei Charles III sobre a retirada dos títulos e honrarias do príncipe Andrew. A decisão, marcada por um “toque feminino”, reforça a busca da monarquia britânica por transparência e responsabilidade após os escândalos envolvendo o duque. Camilla e Kate demonstram crescente poder e influência dentro da realeza, refletindo uma mudança simbólica na liderança da instituição sob Charles III.

Instagram

Twitter