Publicidade

Seja qual for a cidade brasileira — Rio de Janeiro, São Paulo, Recife ou Salvador — o Carnaval de rua começa logo após o café da manhã para os foliões mais animados. Porém, o consumo de bebidas alcoólicas, aliado à exposição ao sol intenso, suor e poluição, exige cuidados para evitar danos à pele do rosto e do corpo. Pensando nisso, os cuidados com a pele, indicados por especialistas, são fundamentais nesta fase, além do uso de ativos estratégicos para proteção e recuperação da barreira cutânea.

A fotoproteção contra os raios ultravioleta é o pilar principal. “O filtro solar deve ter FPS mínimo de 50, amplo espectro (UVB, UVA, luz visível e infravermelho), ser resistente à água e ao suor, e ser reaplicado a cada 2 horas. Fórmulas com antioxidantes (como vitamina C, E, niacinamida ou resveratrol) ajudam a neutralizar o estresse oxidativo exacerbado pelo sol e pela poluição”, explica a dermatologista Juliana Piquet, do Rio de Janeiro. Segundo a médica, protetores solares em stick garantem uma reaplicação prática, especialmente em áreas mais sensíveis, como nariz e maçãs do rosto, combinado com um bálsamo labial com FPS. Além dele, barreiras físicas como bonés e óculos de sol são itens obrigatórios para quem vai curtir o feriado na rua.

Outro ponto de alerta é a hidratação. “Tanto o álcool quanto a exposição ao sol desidratam a pele e aceleram processos de envelhecimento. Para recuperar o viço e a hidratação, é importante beber bastante água e usar produtos com ativos hidratantes, calmantes e antioxidantes”, reforça o dermatologista Thales Bretas. O especialista recomenda ativos que hidratem e repõem minerais essenciais perdidos pelo suor, como o Bioativo da Água do Coco Verde e a Pró-Vitamina B5.

“Nesse calor intenso, os produtos em spray são perfeitos porque, além de cuidarem da pele, são super refrescantes (e cheirosos). Para o rosto, o Mist Revitalizante é um dos meus preferidos, e para o corpo, a Bruma Hidratante, ambos da Riô SkinLab. Eles têm ação antioxidante, hidratam, reforçam a barreira de proteção natural da pele e ainda refrescam na hora de passar”, indica. Além disso, a limpeza da pele pós-uso de maquiagem e purpurina é indispensável para prevenir dermatites ou acne.

E para a regeneração da pele já danificada?
Com a pele mais sensibilizada, os cuidados devem ser delicados, com a inserção de gel de limpeza suave ou lenços micelares e hidratantes leves na rotina de skincare. “Antes de dormir, recomendo o SOS Regenerador Noturno, também da Riô SkinLab, que ajuda a relaxar e ainda regenera a barreira cutânea”, indica Thales. Piquet alerta para o uso de produtos mais abrasivos. “Ácidos esfoliantes e retinoides podem sensibilizar ainda mais a pele já comprometida, devendo ser reintroduzidos gradualmente”, finaliza.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter