Publicidade
Foto: Ilustração Istock

Por José Rubens D’Elia* para a Revista PODER de julho 

Sem essa de miojo mole! Cada vez mais a neurociência vem decodificando os mistérios do cérebro, essa máquina fantástica que comanda o corpo e está sempre à disposição para melhorar nosso desempenho em qualquer área que se pense. Até alguns anos essas informações ficavam restritas a um grupo seleto de cientistas. Hoje, qualquer pessoa pode não só compreender seu funcionamento como tem condições de acionar os gatilhos capazes de aumentar a capacidade cerebral.

Já se sabe, por exemplo, que o cérebro é movido a novidades e desafios. Isso quer dizer que o simples fato de mudar diariamente a maneira como realizamos nossas atividades funciona como um senhor exercício para a cabeça. Ou seja, sair da mesmice e pensar em soluções diferentes para os problemas de sempre, quebrar paradigmas e se reinventar o tempo todo faz bem para o cérebro. Além das coisas novas, a massa cinzenta também se estimula e se desenvolve com desafios complexos e é capaz de se reorganizar à medida que enfrenta as demandas diárias. Isso é o que se chama de plasticidade cerebral, a capacidade de interagir com o ambiente e de se modificar, criar novas células, algo que irá perdurar a vida inteira.

Da mesma forma que os músculos precisam de exercícios para manter o tônus, o cérebro também precisa de estímulos constantes. Ao trazer a questão da plasticidade cerebral para a ótica do treinamento psicofísico, podemos vislumbrar um novo leque de possibilidades para a mente e para o corpo. Por isso, a palavra de ordem é experimentar. Faça isso sem qualquer medo de errar e com a convicção de que seu cérebro vai corresponder. O corpo, por consequência, também vai, e isso o levará a um patamar diferenciado de desenvolvimento e consecução de metas.

*José Rubens D’Elia é fisiologista e treinador psicofísico de pilotos, atletas profissionais, empresários e executivos. Diretor da Pilotech – Clínica de Performance de Pilotos, em São Paulo

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter