Publicidade
Michel Temer completa 76 anos nesta sexta-feira
Michel Temer completa 76 anos nesta sexta-feira|| Créditos: Roberto Setton / Revista PODER
Michel Temer completa 76 anos nesta sexta-feira|| Créditos: Roberto Setton / Revista PODER

No dia em que Michel Temer completa 76 anos, Glamurama resolveu levar ao pé da letra o “verba volant, scripta manent” (em latim: as palavras voam, os escritos permanecem) – frase que abre a carta enviada por ele para a então presidente Dilma Rousseff, em dezembro de 2015. Por isso, relembramos 9 frases polêmicas de seus discursos e entrevistas como presidente do Brasil.

Michel Temer assina notificação de posse como presidente interino encaminhada pelo Senado || Créditos: Marcos Correa / Divulgação

APLAUSO
“O povo precisa colaborar e aplaudir as medidas que venhamos a tomar.” (discurso de posse como interino – 12/05/2016)

Michel Temer || Créditos: Reprodução

MUNDO FEMININO
“Para a Cultura eu quero trazer uma representante do mundo feminino. Para a Ciência e Tecnologia e Comunicações, quero trazer uma representante do mundo feminino. E também na chamada Igualdade Racial, mulheres e etc., que passou a ser Cidadania, eu quero trazer uma mulher. Portanto, eu terei, no mínimo, quatro mulheres integrantes do ministério.” (entrevista ao Fantástico – 15/05/2016)

VAIDADE
“Muitas e muitas vezes eu leio e ouço a afirmação que de que eu estou instituindo uma espécie de semiparlamentarismo. Isso naturalmente me envaidece. Porque significa que nós estamos reinstitucionalizando o País.” (cerimônia de apresentação das medidas econômicas – 24/05/2016)

Michel Temer na Olimpíadas Rio 2016 || Créditos: Getty Images

ERA MODERNA
“Após esse maravilhoso espetáculo, declaro abertos os Jogos Olímpicos do Rio, celebrando a 31ª Olimpíada da Era Moderna.” (cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro – 05/08/2016)

INTERINIDADE EFETIVA
“Enquanto interinos nós todos agimos como se fôssemos titulares efetivos. Mas, evidentemente, que a interinidade sempre deixava uma certa preocupação do tipo, até onde podemos ir, até onde não devemos ir.” (discurso durante abertura da Reunião Ministerial – 31/08/2016)

Dilma Rousseff e Michel Temer, participam da solenidade onde recebem os cumprimentos de oficiais-generais no Clube do Exército || Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil)

GOLPE
“É preciso firmeza, digo eu. E firmeza para quando disserem ‘golpista’, golpista é quem derruba a Constituição, quem quer violar o texto constitucional. E vocês sabem que no plano internacional eles tentaram muito – e conseguiram, até com algum sucesso – propor, dizer que aqui no Brasil houve um golpe.” (discurso durante abertura da Reunião Ministerial – 31/08/2016)

Ato “#Fora Temer! Não queremos nenhuma chibata! Queremos decidir nosso futuro!”, organizado por mulheres negras, que defendeu direitos sociais e trabalhistas no Largo da Batata em São Paulo || Créditos: Rovena Rosa / Agência Brasil

40 PESSOAS
“As 40 pessoas que estão quebrando carro? Precisa perguntar para os 204 milhões de brasileiros e para os membros do Congresso Nacional que resolveram decretar o impeachment.” (entrevista para jornalistas brasileiros em Hangzhou, China, sobre protestos contra seu governo – 03/09/2016)

O PAPA E EU
“O Papa, que é sábio, disse: ‘Orem pelo Brasil!’ Para quê? Para, quem sabe, fazer o que eu tenho pregado: vamos pacificar o país. Quem faz uma oração faz para que uma ação seja pacificadora. Eu acho que é isso que o Papa está pedindo.” (entrevista coletiva concedida após Primeira Sessão de Trabalho – Hangzhou-China – 04/09/2016)

Presidente Michel Temer durante abertura do Debate Geral da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU em Nova York|| Créditos: Beto Barata PR / Divulgação

EXEMPLO
“O Brasil acaba de atravessar um processo longo e complexo, regrado e conduzido pelo Congresso Nacional e pela Suprema Corte brasileira, que culminou em um impedimento. Tudo transcorreu, devo ressaltar, dentro do mais absoluto respeito constitucional. O fato de termos dado esse exemplo ao mundo, verifica que não há democracia sem Estado de direito – sem que se apliquem a todos, inclusive aos mais poderosos.” (abertura do Debate Geral da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas – Nova York/EUA – 20/09/2016). (Por Márcia Rocha)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter