Publicidade
Cesar Camargo Mariano e a trupe da Jam Session recbem os aplausos e Svetlana Shilova no papo com o Glamurama || Créditos: Divulgação

Noite das mais originais no Música em Trancoso nessa quinta. É a Jam Session de Cesar Camargo Mariano, uma tradição já no festival, quando ele convida músicos eruditos e sua banda de jazz para tocarem MPB. Os homenageados desta edição foram Ary Barroso e Noel Rosa. Os virtuoses eruditos ficaram em polvorosa com o momento de pura descontração, quando puderam improvisar em solos incríveis, como os de violino de Lorenz Nasturica-Herschowici para “Feitiço da Vila” e de Rüdiger Liebermann, que tocou com o filho Adrian, saxofonista, “Palpite Infeliz”. A plateia veio abaixo no final, acompanhando com palmas “Até Amanhã”, que ganhou ares de fanfarra.

Depois do espetáculo, Glamurama teve uma conversa com a mezzo soprano russa Svetlana Shilova, integrante do Teatro Bolshoi de Moscou. Pela primeira vez no Brasil, ela se apresenta na noite de ópera do festival nesta sexta e já pensa em voltar: “Nas minhas férias em agosto!”. Se adaptando ao fuso horário com diferença de seis horas e ao voo de 20 horas até aqui, ela ainda tem que se acostumar com o clima, “aqui é verão, em Moscou é primavera, mas se parece mesmo com inverno (risos). Tenho acordado às cinco horas da manhã”. Quanto aos cuidados com a voz ela brinca: “Não posso tomar champagne antes do concerto, mas depois eu posso!”. Svetlana ajudou a compor o repertório da noite, “um programa muito interessante para uma mezzo soprano como eu: Carmen, Tancredi, La Favorita…”. Ela divide o palco nesta sexta com outra mezzo soprano brasileira, Josy Santos, cria do programa de bolsas do Mozarteum Brasileiro. Perguntada sobre do que gosta na música brasileira, Svetlana é rápida: “Villa Lobos, eu adoro este compositor, é fantástico, já cantei muito, para uma mezzo soprano tem peças muito interessantes”. Teremos Villa Lobos esta noite? “Não, infelizmente”. Aí uma razão para que ela volte ao festival!

Por Verrô Campos

Siga a seta e confira quem foi conferir o Musica em Trancoso nessa quinta.

[galeria]2377181[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter