Publicidade
a
Fotografia que integra a mostra “Otto Stupakoff: beleza e inquietude” || Créditos: Otto Stupakoff

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro vai apresentar uma retrospectiva dedicada ao fotógrafo Otto Stupakoff, morto em 2009. “Otto Stupakoff: beleza e inquietude” tem curadoria de Bob Wolfenson e Sergio Burgi e reúne cerca de 300 fotografias, além de publicações e vídeos apresentando sua extensa produção, realizada entre 1955 e 2005. Seu acervo está sob a guarda do IMS desde 2008 e é composto por 16 mil imagens. A abertura acontece no próximo dia 13 e vai contar com uma mesa redonda com os curadores.

*

Pioneiro da fotografia de moda no Brasil, Stupakoff foi um dos brasileiros de maior projeção internacional na área. Além de ensaios de moda e retratos de celebridades internacionais do mundo das artes e da política, ele também deixou conjuntos menos conhecidos de retratos, nus, instantâneos de rua, fotografias de suas incontáveis viagens pelo mundo – inclusive pelo Ártico – e experimentações no limite do abstracionismo.

Abaixo, algumas das fotos que estarão na exposição.

[galeria]4420829[/galeria]

 

Otto Stupakoff: beleza e inquietude
Abertura: 13 de dezembro, às 19h. Mesa-redonda com os curadores Sergio Burgi e Bob Wolfenson
Visitação: de 14 de dezembro de 2016 a 30 de abril de 2017 – De terça a domingo, das 11h às 20h
Onde: Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro – rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter