Publicidade
Autorretrato de Andy Wahrol

Um dos fundadores da pop art comemoraria 87 anos nesta quarta-feira. Andy Warhol nasceu em Pittsburgh no dia 6 de agosto de 1928 e morreu no dia 22 de fevereiro de 1987. Glamurama, fã da arte e do personagem, reuniu algumas curiosidades sobre Warhol, que nos 1960 trouxe para o mundo os conceitos da publicidade e da produção em série aplicados na arte, inventando uma nova forma de se comunicar, com traços livres e diversas técnicas. Mas Wahrol era muito mais que isso, uma personalidade excêntrica… Confira!

1. Money, money – Um de seus quadros mais conhecidos, com notas de dólar (vendido em 1986 em um leilão em Nova York por US$385 mil), foi pintado a partir de uma falta de inspiração de Warhol, quando ele pediu ajuda de 15 pessoas para darem sugestões do que pintar. Foi então que uma amiga perguntou: “Do que você mais gosta na vida?” E daí veio a ideia dos dólares…

Joe Dallesandro

2 . Felino – Andy tinha um muso, o ator Joe Dallesandro, que foi descoberto pelo artista aos 18 anos. D’Allesandro tornou-se ícone gay com filmes polêmicos e memoráveis do artista, que tratam da cultura dos homossexuais. Assista “Four Stars”, por exemplo.

Jean-Michel Basquiat

3 . Becos e porões – Jean-Michel Basquiat e Andy Wahrol foram grandes amigos, apesar de os críticos afirmarem que a aproximação entre os dois era por puro interesse de ambos. A relação parece ter sido verdadeira, tanto que foi retratada no filme “Basquiat” (1996). A direção é de Julian Schnabel, com Jeffrey Wright como Basquiat e David Bowie como Andy Wahrol.

Da esquerda para a direita: Paul Morrissey, Nico, Warhol e Gerard Malanga

4 . Sons da América – Velvet Underground, banda de rock de Nova York que esteve na ativa entre 1966 e 1970, foi empresariada por Warhol. Ainda hoje é influência para os grupos de rock. Lançou a cantora Nico e teve o ícone pop Lou Reed como vocalista.

Andy e Pelé juntos durante a produção do quadro

5 . Gol do Brasil – Nosso país não ficou de fora das obras do artista, que retratou Pelé, o rei do futebol e nossa personalidade pop.

Warhol e seu “cabelo” branco

6 – Força na peruca – O cabelo liso e branco –marca registrada de Andy Warhol– na verdade era uma bela peruca.

E seu lado feminino…

7 . Meu marketing – Ah, ele foi assumidamente gay, mas dizia mesmo que era casado com a televisão e com o gravador.

8 . Under – Ele era frequentador do submundo de Nova York e muito amigo de travestis e drag-queens que também viviam por lá, tanto que realizou filmes experimentais em 16 mm e se tornou uma das figuras mais conhecidas do cinema underground ao retratar esses “personagens reais”. No vídeo acima, um compilado com os principais filmes de Warhol: “Screen Tests”, “Empire”, “Sleep”, “Kiss”, “Eat” e “Blow Job”, tendo como trilha-sonora a música “Heroin”, de Velvet Underground.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter