Publicidade
Manolo Blahnik em 2014
Manolo Blahnik em 2014 || Créditos: Getty Images
Manolo Blahnik em 2014 || Créditos: Getty Images

Manolo Blahnik é sinonimo de luxo quando o assunto é sapato – e hoje o sapateiro das estrelas completa 73 anos. Nascido em La Palma, na Espanha, estudou na Suíça e na França e iniciou a carreira em Londres, onde começou a calçar praticamente todo o mundo da moda. Madonna chegou a dizer que usar as peças do desginer era “melhor do que fazer sexo”. Para comemorar a data, relembramos 10 fatos da vida de Manolo Blahnik que definiram sua carreira.

1965 – Depois de se formar em direito na Universidade de Genebra, Manolo se mudou para Paris e começou a estagiar na escola de arte do Museu do Louvre. Lá ele desenvolveu seu senso artístico, o que refletiu nos seus trabalhos futuros.

1970 – Manolo teve a chance de se encontrar com a famosa editora Diana Vreeland e mostrou a ela seu portfólio. Conhecida por suas duras críticas, Diana foi enfática: “Jovem, faça coisas, faça acessórios, faça sapatos”. O elogio feito por ela fez com que Manolo focasse ainda mais em seu trabalho e no desenho de sapatos femininos. Bingo!

Manolo Blahnik em 1982 || Créditos: Reprodução

1972 – Focado em viver do design de sapatos, Manolo se mudou para Londres e trabalhou na loja Zapata, no Chelsea, criando peças para a marca. Seu trabalho chamou a atenção do designer Ossie Clark, que o chamou para fazer os sapatos de seu desfile naquele mesmo ano – o primeiro de muitos na carreira do sapateiro.

1973 – Manolo pegou um empréstimo de 2 mil libras e comprou a Zapata.

1980 – Fez uma coleção especial para o desfile de Perry Ellis. Foi a primeira vez que a marca Manolo Blahnik participou de um grande evento nos Estados Unidos.

1994 – O ano mais corrido de sua carreira: assinou coleções para Oscar de la Renta, Bill Blass e Caroline Herrera.

Sapato Manolo Blahnik em desfile de Oscar de la Renta || Créditos: Getty Images

2000 – No ano em que “Sex And The City” estourou na televisão americana, os sapatos Manolo Blahnik foram alçados a acessórios-desejo em todo o mundo. Isso poque eles não saíam dos pés de Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda.

Sarah Jessica Parker, a eterna Carrie Bradhsaw de “Sex and The City” || Créditos: Reprodução

2001 – Nesse ano, ele recebeu o título de doutor honorário do Colégio Real de Artes, em Londres, e o prêmio Águia de Ouro, dado aos melhores nomes da moda espanhola. Ainda recebeu o título de Designer Real, também do governo espanhol, por sua excelência e influência no mundo da moda.

2003 – Foi o primeiro designer de sapatos a ganhar uma exposição individual no renomado Museu de Design de Londres.

2006 – Surpreendeu o mundo da moda ao lançar o “salto sem salto”.

“Salto sem salto”, uma das obras de Manolo || Créditos: Divulgação

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter