Publicidade
Marina Abramovic já está em São Paulo para a exposição || Créditos: Getty Images
Marina Abramovic já está em São Paulo para a exposição || Créditos: Getty Images

Marina Abramovic já está em São Paulo para abrir sua exposição no dia 10 de março, no SESC Pompéia. A mostra “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI” será dividida em duas partes: A primeira chamada “Terra Comunal – Marina Abramovic” é a maior retrospectiva da artista já realizada na América do Sul. Já a segunda, “Terra Comunal – MAI”, é considerada a mais abrangente experiência já realizada pelo instituto que leva o nome dela. Além disso, ao longo de dois meses de exposição, artistas e admiradores do trabalho de Marina poderão participar de experiências com ela e ainda bater papos informais com a artista. Aos detalhes!

*

“Terra Comunal – Marina Abramović”

Com curadoria de Jochen Volz – curador-chefe da Serpentine Galleries de Londres – e assistência de Catarina Duncan e Sidney Russell, faz a retrospectiva dos 40 anos de carreira de Marina Abramovic, com objetos que podem ser tocados, vídeos históricos e instalações de imersão. As performances mais comentadas da artista na última década poderão ser revistas. Quais são elas?

* The House with the Ocean View – foi realizada na Sean Kelly Gallery, em Nova York, em 2002. Marina ficou dias dentro de uma galeria sem comida, leitura e em silêncio, enquanto as pessoas a observavam. Essa instalação também traz uma gravação em que Abramovic narra suas ações durante a performance original.

* The Artist is Present – foi realizada no MoMA, em Nova York, em 2010. Marina ficou sentada em uma cadeira e em silêncio. Os visitantes eram convidados a se sentar em frente, apenas para contato visual.

* 512 Hours – vídeo inédito, baseado na performance realizada em 2014, na Serpentine Gallery, em Londres, em que Abramovic interagiu diretamente com o público sem qualquer tipo de mediação. Os participantes fizeram exercícios simples como olhar para uma parede branca, andar em câmera lenta ou contar grãos de arroz.

* Transitory Objects for Human Use – instalação que mostra a relação de Marina com o país em que está. Por aqui, os 13 objetos expostos são resultados das pesquisas da artista por cristais e outros minerais brasileiros e suas influências sobre o corpo e a mente humana.


Crystal Cinema, Confession, Inner Sky, obras e intervenções de Marina Abramovic || Créditos: Divulgação

“Terra Comunal – MAI”

Com curadoria de Marina Abramovic e das artistas Paula Garcia e Lynsey Peisinger, é a maior experiência do instituto da artista. Primeiro, será aplicado o Método Abramovic, com exercícios criados por ela que exploram o limite do corpo e da mente.

* Cadeiras, bancos, camas e pedestais feitos de madeira e cristais brasileiros foram espalhados pelo Sesc Pompeia para a interação e os exercícios. As pessoas vão poder interagir com os objetos e andar em câmera lenta para desacelerar o corpo, a respiração e os pensamentos. São duas horas de exercícios, precedidos de 30 minutos para a preparação. Cada sessão (gratuita) contará com 100 inscritos.

* Interessados ainda vão poder bater papos com Marina, em oito encontros pré-agendados. A ideia é fazer uma reflexão sobre a performance e a arte material.

* Mostrando que está ligada na arte do Brasil, Marina e as curadoras Lynsey Peisinger e Paula Garcia convidaram oito artistas nacionais para apresentarem seus trabalhos, produzidos de acordo com as propostas do MAI. São eles: Ayrson Heráclito (BA); Fernando Ribeiro (PR); Grupo Empreza (DF/ GO); Maikon K (PR); Marco Paulo Rolla (MG); Maurício Ianês (SP); Rubiane Maia (ES) e Paula Garcia (NY).

Serviço:
Exposição: “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI”
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 | Não dispõe de estacionamento
De 10 de março a 10 de maio de 2015. Entrada gratuita.
Mais informações, clique aqui

 

Renata Martins, Marina Abramovic e Sofia Carvalhosa em São Paulo || Créditos: Reprodução Facebook

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter