Publicidade
a
Projeto da nova sede do MIS Rio || Crédito: Reprodução

Os 50 anos do MIS (Museu da Imagem e do Som) do Rio, completados no início deste mês, vai contar com um presente e tanto. Além da sede na Praça XV e na Lapa, o museu vai ganhar no final do primeiro semestre de 2016 sua terceira – e gigante – sede. O novo local fica na praia de Copacabana e conta com sete andares e 9,8 mil metros quadrados de área.

A nova sede foi concebida pelo escritório americano Diller Scofidio + Renfro para ser um boulevard vertical e foi inspirada nas curvas do calçadão de Copacabana. Seu percurso narrativo foi construído com base na ideia da rua como local de entretenimento e como símbolo da criação popular. O objetivo é conduzir o visitante para um passeio pelo acervo da instituição, pela cidade e pelo tempo.

Com curadoria do jornalista Hugo Sukman e expografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara, o projeto da nova sede do MIS contempla sete andares e diferentes experiências. No térreo, o Baixo Atlântica vai contar com uma banca virtual de jornal com notícias que se relacionam com o conteúdo do museu, além de uma livraria e um bar. No primeiro nível de exposições, chamado de Espírito Carioca, três características daqueles que vivem no Rio: o humor, a rebeldia e o espírito festivo, com uma mostra sobre o Carnaval. A música, considerada por muitos o ícone da criação artística do Rio, ganha um andar inteiro, o Doce Balanço, assim como a TV brasileira.

Em É Sal, É Sol, É Sul, o público vai passear em pleno Rio de Janeiro. A descoberta do mar, com a avenida Central e os túneis, e o desmonte do Monte do Castelo, que gera o Aterro, são algumas das bases da expografia desse trecho do museu. Uma experiência visual inédita, Rio no Cinema exibirá a cidade como personagem e como cenário de filmes de ficção brasileiros e estrangeiros.

O terraço do prédio funcionará como um mirante que à noite se transformará em cinema a céu aberto, com um restaurante panorâmico anexo. No subsolo do prédio haverá uma boate, além de um cine-teatro-auditório com 280 lugares. Na boate, dois programas expográficos vão se alternar para surpreender o visitante: na pista de dança, a história da música ao vivo na noite carioca será projetada nas mesas; em seguida, as mesas serão alçadas ao teto, passando a ficar suspensas, e o espaço se tornará um grande baile, exibindo a genealogia da cultura black no Rio. Confira imagens!

[galeria]3314801[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter