Publicidade
“Sunagawa”, da artista-Nakamura Hiroshi || Crédito: Divulgação

O Paço Imperial, no Rio, apresenta, pela primeira vez no Brasil um panorama da arte de vanguarda no Japão. Com obras de artistas como Yoko Ono, Yutaka Matsuzawa, Mitsutoshi Hanaga, Katue Kitasono, Seiichi Niikuni, Tatsuo Ikeda e Hiroshi Nakamura, a exposição “A Emergência do Contemporâneo: A Vanguarda no Japão, 1950-1970” vai trazer algumas das obras mais representativas da arte japonesa do pós-guerra.

A mostra, que abre nesta quinta-feira, reúne fotografias, filmes e documentos históricos e conta com a curadoria de Pedro Erber e colaboração de Katsuo Suzuki, curador do Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio.

*

Quatro das obras da exposição serão realizadas na mesmo no museu: uma instalação em larga escala de Kishio Suga, do coletivo Mono-ha, uma obra envolvendo participação do público, baseada em trabalho de 1964 do arquiteto Arata Isozaki, uma instalação de Sadamasa Motonaga e uma performance inspirada em trabalho do grupo Hi-Red Center durante a Olimpíada de Tóquio, em 1964, realizada por artistas brasileiros e adaptada ao contexto dos Jogos Olímpicos do Rio. Siga a seta para um preview.

[galeria]4356767[/galeria]

“A Emergência do Contemporâneo: A Vanguarda no Japão, 1950-1970”
De 14 de julho a 28 de agosto – de terça a domingo, das 12 às 19h | A partir de 5 de agosto, de terça a domingo, das 11h às 19h
Paço Imperial do Rio de Janeiro – Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro
Entrada gratuita

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.

Instagram

Twitter