Publicidade
“Os anos possíveis”, Daniel Jablonski – Janaina Torres Galeria || Créditos: Divulgação
“Os anos possíveis”, Daniel Jablonski – Janaina Torres Galeria || Créditos: Divulgação

Se a fotografia é o que mais te encanta quando o assunto é arte, então você não pode perder a 11ª edição da SP-Arte/Foto, que acontece de 24 a 27 de agosto no JK Iguatemi, em São Paulo. Neste ano, a feira, que é uma das maiores do país, faz um panorama da fotografia contemporânea aliado a uma ampla programação, que contempla série de palestras com curadores e especialistas para o debate das perspectivas da fotografia contemporânea no Brasil e no mundo, além de lançar 20 livros voltados à fotografia durante os três dias de evento, que vai reunir 32 galerias brasileiras, sendo quatro delas são estreantes: as paulistanas DOC e Janaina Torres, a carioca Inox e a mineira Periscópio.

Outra novidade desta edição é a programação de visitas guiadas que terão como tema a fotografia moderna, contemporânea, documental e o fotojornalismo, além da fotografia expandida e a cidade e a arquitetura na fotografia, com o objetivo de formar público que a aprecia a fotografia.

CONVERSA SOLTA

Já os tão esperados Talks acontecem nos dias 24 e 25 de agosto, das 16h30 às 18h30, no Lounge One do JK Iguatemi. Na quinta-feira, Fernanda Feitosa, colecionadora, fundadora e diretora da SP-Arte/Foto, conversa com Artur Walther, colecionador e fundador do The Walther Collection, museu dedicado à promoção da fotografia, com unidades em Neu-Ulm, na Alemanha, e em Nova York, nos Estados Unidos. No mesmo dia, a jornalista e crítica de fotografia Simonetta Persichetti conversa sobre os desafios da cena contemporânea com Michael Famighetti, editor da “Aperture”, revista americana especializada em fotografia e fundada em 1952.

“Puruba”, Caio Reisewitz – Luciana Brito Galeria || Créditos: Divulgação

Na sexta, dia 25, Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake, guia um bate-papo com Simon Baker, curador de fotografia da Tate, de Londres. Chefe do departamento de fotografia do museu desde 2009, quando foi criado, Baker é também responsável pela estratégia de expansão do acervo de fotografia da instituição e por aqui vai comentar o seu papel enquanto curador de um dos centros de arte mais importantes no mundo e reflete sobre a função dos museus na atualidade.

TROCA-TROCA

“Manequins de Dusseldorf”, Vera Chaves Barcellos – Bolsa de Arte || Créditos: Divulgação

E mais: No dia 22, terça-feira, a galeria Vermelho vai promover uma atividade que combina o escambo de livros de fotografias e uma livrotecagem – projeto idealizado e organizado por Denise Gadelha – que ganha forma em uma projeção de vídeo concebida a partir de uma espécie de mixtape de fotolivros e músicas previamente selecionados por fotógrafos, artistas e entusiastas da fotografia. Vai funcionar assim: basta levar um fotolivro para passar adiante e trocar por uma das opções disponíveis no local. A publicação deve ser ligada à fotografia e estar em bom estado. Cada livro levado dará direito a uma unidade na troca. A SP-Arte vai disponibilizar alguns fotolivros e os que restarem na mesa do escambo serão doados à Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

SP-Arte/Foto/2017
Aberta ao público de quinta a sábado (24, 25 e 26 de agosto), das 14h às 21h, e no domingo, 27 de agosto, das 14h às 20h
Shopping JK Iguatemi | 3º piso
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo, Brasil

Talks
Local: JK Iguatemi, Lounge One (3º piso)
Inscrição: Gratuita, com retirada de senhas 30 minutos antes do início do debate

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter