Publicidade
Papa Francisco || Créditos: Agência Brasil
Papa Francisco || Créditos: Agência Brasil

O Papa Francisco disse, no último domingo (4), que a pandemia do novo coronavírus é a última crise para provar que as forças de mercado sozinhas não produziram os benefícios sociais que seus proponentes prometeram. Falando sobre a fraternidade, o Papa levantou assuntos sobre injustiças sociais, aumento da polarização política, imigração, entre outros temas. Suas declarações fizeram parte dos textos papais das Encíclicas. O documento foi assinado na Itália um dia antes.

O texto chamou a atenção por citar o poeta e diplomata brasileiro Vinicius de Moraes e o Papa fazer uma referência à música Samba da Bênção: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida”. A frase foi usada em um contexto em que a santidade falava sobre o fato de as pessoas poderem aprender umas com as outras. “Isto implica incluir as periferias. Quem vive nelas tem outro ponto de vista”, disse.

De acordo com o crítico musical Pedro Alexandre Sanches, a escolha de Francisco não poderia ser mais certeira neste momento. “Imagino que ao falar de encontro e desencontro o Papa estava se referindo à polarização que diversas sociedades estão vivendo atualmente. E, como o Brasil é uma delas, faz todo sentido que ele tenha escolhido um texto do Vinicius de Moraes, um brasileiro, para passar esse recado”, afirmou em comentário feito à PODER. (Por Giorgia Cavicchioli)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter