Publicidade

Quem não gosta de tomar café da manhã fora de casa? Em uma cidade solar como o Rio então, é um ótimo programa, ainda mais no fim de semana da Festa Glamurama Rio por Peugeot – que rola domingo, no rooftop do Sofitel Ipanema – e do Dia dos Pais. E boas opções não param de aparecer! Nossa blogueira parceira e carioca da gema Renata Araújo, do blog You Must Go!, listou 5 lugares para tomar café da manhã na cidade. À lista!

Bastarda Café

Cliques do Bastarda Café || Créditos: Divulgação

No Jardim Botânico, o espaço, consolidado como o point do ciclismo, foi reformulado e se transformou em um bistrô charmoso e descolado. Comandado pela chef Aline Tavares, oferece produtores locais e ingredientes frescos. Ótima pedida para um café da manhã ou brunch.

No cardápio, delícias como o pão de abóbora, feito na casa, com manteiga, ovos mexidos, fritos ou pochês, além do Bastarda Eggs, com pão rústico da casa coberto por queijo Serra da Canastra gratinado e gema mole. Há também doces, bolos do dia, tortinhas artesanais e panquecas com morangos, blueberry, banana, caramelo de coco e sorvete de baunilha.

Dentro do Bastarda, há também prateleiras com produtos para levar para casa como grãos de café moídos e combinados, granolas doce e salgada, pão de abóbora e bolos. Além de itens esportivos, camisetas, meias e suplementos, já que ele é ponto de encontro de ciclistas no Rio.

Endereço: Rua Von Martius, 325 – loja F – Martius, 325 loja, Jardim Botânico

Delícias do Bastarda Café || Créditos: Renata Araújo/Duda Vetere/Divulgação

Casa Carandaí

Cliques da Casa Carandaí || Créditos: Divulgação

No mesmo bairro do Jardim Botânico, na rua Lopes Quintas, fica a Casa Carandaí, um mix de deli, padaria, adega, loja de vinhos e ainda restaurante. O ambiente é uma graça, decorado com lustres feito de garrafas antigas. Lá é servido um dos cafés da manhã mais completos do Rio. São mais de 15 opções, que incluem os mais variados tipos de pães, como tomate seco e azeitona, feitos artesanalmente. Imperdíveis são as french toasts bites, cubinhos de rabanadas feitos com brioche da casa e acompanhados de creme inglês com favas de baunilha e omelete de queijo, presunto e orégano. Não deixe de pedir os sanduíches, como focaccias e pão australiano com salmão defumado. Claro que não faltam cafés variados como expresso, cappuccino e macchiato.

Endereço: R. Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico
+casacarandai.com.br

Empório Jardim

Cliques do Empório Jardim || Créditos: Divulgação

Vencedor este ano do prêmio Comer e Beber da Veja Rio, o misto de padaria, bistrô e deli, que oferece pães artesanais e produtos exclusivos, fica em uma simpática casa, também no Jardim Botânico, e tem um segundo endereço dentro do Instituto Moreira Sales, na Gávea. O café da manhã é servido durante todo o dia, de 8 às 22hs, no esquema de múltipla escolha. Super prático! São mais de 5 tipos de ovos como o grego – pochê com molho de tomate e especiarias, queijo de cabra, espinafre e tapenade de azeitona -, bolos e pães das chefs Iona Roth e Paula Prandini. Tem crepioca de salmão defumado e cream cheese, o delicioso pão de queijo de gruyère e os clássicos croque monsieur e croque madame. Não faltam opções de sucos, como o verde, e cafés e capuccino. O Empório Jardim tinha que estar na lista dos lugares para tomar café da manhã no Rio.

Endereços: R. Visc. da Graça, 51 – Jardim Botânico/ R. Marquês de São Vicente, 476 – Gávea

Formidable Bistrô

Cliques do Formidable Bistrô || Créditos: Renata Araújo/Duda Vetere

O premiado chef Pedro de Artagão, inova com seu novo café da manhã batizado de Petit Déjeuner, no simpático bistrô Formidable, no Leblon. Ele é servido diariamente das 8h às 18h, com delícias como cesta de pães, o clássico Croque Monsieur (amo!), frutas, omelete aux champignon, frios, variedade de cafés e sucos. Além disso, há também uma carta de bebidas com champagne, mimosa e drinques como bloody mary, para começar bem o dia. O chef pretende ampliar esse serviço de café da manhã para os outros restaurantes, como o Irajá Gastrô, então, fiquem ligados!

Endereço: R. João Líra, 148 – Leblon

Sofá Café

Cliques do Sofá Café || Créditos: Renata Araújo/Duda Vetere

O Sofá Café fica no coração de Copacabana, bem atrás do Hotel Copacabana Palace é um charme de lugar! A decoração é moderninha e aconchegante! Ideal para começar o dia de maneira diferente. A vitrine dos bolos, com cada um mais lindo e delicioso que o outro, é irresistível!

O café é um dos focos da casa, tanto que no cardápio encontramos grãos próprios e variados métodos de preparação. Para quem quiser entender mais sobre os cafés especiais, há também algumas experiências oferecidas, como o programa Coffeeaholic. O Sofá Café é um lugar imperdível em Copa!

Por Renata Araújo, do You Must Go!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter