Publicidade
Murilo Benicio || Créditos: Paulo Freitas
Murilo Benicio || Créditos: Paulo Freitas

Um dos grandes motivos para ir ao cinema assistir “O Animal Cordial”, que entra em cartaz no dia 9 de agosto, é a atuação de Murilo Benício em um papel denso como há tempos não víamos. No suspense de Gabriela Amaral Almeira, o ator interpreta Inácio, dono de um restaurante de classe média em São Paulo, que é invadido no fim do expediente por dois ladrões armados. Um cara pacato, amistoso e cordial, até que precisa agir para defender seu estabelecimento e os clientes.

Sobre a imersão no personagem, Benício falou ao Glamurama durante a pré-estreia, que rolou na noite dessa terça-feira, em São Paulo: “Não tinha um Inácio há um tempo na minha vida, mas o processo não podia ter sido mais simples. Não foi mais difícil do que qualquer outro trabalho, até porque tivemos um trabalho muito legal com Gabriela [Almeida]. Fomos reconstruindo os papéis a cada dia, trabalhando e ensaiando juntos e com muita confiança nela.”

O filme tem classificação indicativa de 18 anos, mas para Murilo Benício, que tem filho adolescente – ele é pai de Antônio Negrini, 21, e Pietro Antonelli Benício, 13 -, isso é questionável. “Vivemos em uma época em que uma criança tem acesso a situações muito mais violentas em casa do que em um cinema. Se tivesse 16 anos, isso ia me deixar muito mais curioso, mas eu não sei qual é a lógica usada para classificar o longa. Claro é um filme que tem sangue, é um suspense, mas aos 16 anos o jovem já pode ter acesso a esse tipo de coisa.”

Inácio (Murilo Benício) em “O Animal Cordial” || Créditos: Divulgação

Em “O Animal Cordial”, Benício destaca a complexidade de cada personagem. “O longa conta uma história profunda e fala muito do ser humano. É quase um espelho deformado de como a sociedade é hoje, principalmente no Brasil. Claro que não foi este o intuito, mas ele se tornou quase uma “notícia do dia”. A gente chegou em um ponto que a violência está começando a ser tratada com banalidade.”

*

Vindo de uma sequência de comédias como “Divórcio”, Benício garantiu que não tem preferência por gênero. “Tenho preferência por projetos que me interessam e ainda não fiz na vida, para estar sempre me exercitando de uma forma diferente.”

*

Em 2019, Murilo Benício retorna ao horário nobre da Globo com a novela “Troia”, de Manuela Dias, que escreverá pela primeira vez para uma trama das 21h. Sobre a história, Murilo disse apenas que confia piamente nos envolvidos, e que José Luiz Villamarim (diretor) ficou de ligar para ele em novembro para passar mais detalhes. O que sabemos é que ele vai interpretar um empresário casado há 20 anos com a personagem de Deborah Bloch e vai se envolver com uma jovem de poucos recursos que será vivida por Alice Wegmann.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter