Publicidade
A multidão de pelados pintados de azul pelas ruas de Kull
A multidão de pelados pintados de azul pelas ruas de Kull || Créditos: Reprodução Facebook
A multidão de pelados pintados de azul pelas ruas de Kull || Créditos: Reprodução Facebook

Spencer Tunick ataca novamente! O fotógrafo, famoso por clicar multidões de pelados pelo mundo, armou uma sessão na madrugada desse sábado e encheu o centro da cidade de Hull, no Reino Unido, com 3.200 pessoas nuas pintadas de azul. A sessão durou 3 horas, e levou a prefeitura a fechar as ruas da cidade entre meia noite e dez da manhã. Os participantes tiraram as roupas e ajudaram a pintar os corpos uns dos outros em quatros diferentes tons de azul. O projeto foi uma encomenda da Galeria de Arte Ferens como um gesto de celebração para a cidade, bem como um lembrete do efeito que a mudança climática pode ter sobre ela. A ideia era alertar para a preocupante variação do nível do mar, causada por mudanças ambientais, por isso a cor azul. As fotografias tiradas por Tunik estarão em exposição na galeria em 2017, e farão parte de seu acervo permanente.

O artista, que acaba de fazer uma sessão em Bogotá [ver galeria], ficou muito satisfeito com o resultado desse projeto em específico. Ele o considerou uma de suas obras de maior retorno no Reino Unido, batendo Gateshead em 2005 e Salford em 2010. “Eu precisava de 2.500 a 3.000 voluntários para fazer este trabalho, e 3.200 vieram. Foi uma sorte inacreditável, para preencher as distâncias das ruas”, disse ela ao “The Guardian”.

Desde 1994, Spencer Tunick fez mais de 75 instalações humanas pelo mundo. Em 2002, fotografou nus no Parque do Ibirapuera, numa performance que fazia parte da Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Já em 2007, bateu um recorde mundial, com a união de 18 mil pessoas na Cidade do México. O artista foi preso cinco vezes por conta de suas instalações. Depois da última detenção, entrou com um processo contra a cidade de Nova Iorque, e ganhou. Mesmo assim, Tunik, de 47 anos, ainda encontra dificuldade para fazer seus projetos acontecerem.

[galeria]4360748[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter