Publicidade
Pierre Bergé || Créditos: Getty Images
Pierre Bergé || Créditos: Getty Images

O empresário e mecenas das artes francês Pierre Bergé morreu nesta sexta-feira, aos 86 anos, em sua casa em Saint Remy de Provence, no sudeste da França. Ele sofria de miopatia, uma doença muscular que limitava seus movimentos e nos últimos anos o obrigou a usar uma cadeira de rodas. Ex-companheiro e sócio de Yves Saint Laurent na grife que leva o nome do estilista, Bergé estava casado desde março com o paisagista americano Madison Cox, com quem presidia a Fundação Bergé-Saint Laurent.

A entidade deverá inaugurar nas próximas semanas dois novos museus dedicados ao legado de Saint Laurent – um em Paris e outro em Marrakech, no Marrocos. Bergé estava afastado dos negócios na moda desde a venda da YSL para o grupo PPR, atual Kering, em 1999. Depois da morte de Saint Laurent, em 2002, ele passou a se dedicar integralmente à filantropia e realizou, em 2009, um leilão de obras de arte e objetos pessoais do estilista que rendeu mais de US$ 484 milhões (R$ 1,5 bilhão), até hoje um dos maiores valores na história do mercado de vendas no martelo.

A maior parte do dinheiro foi investida por ele em causas ligadas à cultura e educação na França e no Marrocos. Amigo de longa data de Bergé, que no cinema foi vivido pelo ator francês Jéréme Renier no elogiado “Saint Laurent” (2014), o ex-ministro francês da Cultura Jack Lang divulgou uma nota na qual o chama de “fabuloso mecenas, filantropo, esteta insaciável, empresário genial, homem de cultura e de todas as paixões”. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter