Publicidade
Oscar Oiwa em frente à instalação “Paraíso”, criada ao longo de 14 dias com 120 canetas Sharpie || Créditos: Glamurama
Oscar Oiwa em meio à instalação “Paraíso”, criada ao longo de 14 dias com 120 canetas Sharpie || Créditos: Glamurama

Dica ótima de arte: a partir desta terça-feira a Japan House, em São Paulo, recebe a mostra “Oscar Oiwa no Paraíso – Desenhando o efêmero”, com seleção de trabalhos e instalação inédita do artista plástico nissei Oscar Oiwa. Filho de japoneses, o brasileiro consolidou seu estilo estético no Japão onde viveu por 11 anos na década de 1990 logo após se formar na FAU/USP e fazendo o caminho inverso de seus pais. Destaque na cena artística contemporânea nipônica, Oiwa usa como fio condutor da exposição a influência entre as culturas japonesa e brasileira em seu trabalho.

Cliques da instalação “Paraíso”, parte da mostra “Oscar Oiwa no Paraíso – Desenhando o efêmero”|| Créditos: Glamurama

Destaque para a instalação “Paraíso” criada especialmente para a JH: um desenho em 360 graus de uma paisagem projetada pelo artista dentro de um balão inflável em material vinílico, criado ao longo de 14 dias de trabalho – 7 horas por dia – com cinco assistentes e 120 canetinhas Sharpie, segundo contou o artista ao Glamurama (assista abaixo vídeo que mostra como foi feita). Para visitar a obra e entrar no imaginário do artista, experiência testada e aprovada pelo Glamurama, é preciso tirar os sapatos.

Também em display, três telas do paulistano: “The Dream of the Sleeping World” (2009), “After Midnight” (2010) e “Invisible Sea” (2010).

A mostra fica em cartaz até dia 3 de junho e integra o calendário oficial de celebração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorado neste ano. Obras de Oiwa contemplam acervos de museus pelo mundo como o “The National Museum of Modern Art”, “Tokyo” e “Phoenix Museum of Art”.

[galeria]4554270[/galeria]

“Oscar Oiwa no Paraíso – Desenhando o efêmero”
JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52 (Piso Térreo)
De 03 de abril e 03 de junho
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
+www.facebook.com/JapanHouseSP/

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter