Publicidade
Hallstatt, que fica na Alta Áustria: o prefeito da cidade não quer saber de visitantes || Créditos: Reprodução
Hallstatt, que fica na Alta Áustria: o prefeito da cidade não quer saber de visitantes || Créditos: Reprodução

Ver sua cidade sendo “invadida” por turistas é o sonho de qualquer prefeito, mas é justamente isso que se tornou um pesadelo para Alexander Scheutz, o prefeito da cidade histórica austríaca Hallstatt. Com apenas 923 habitantes, a localidade que fica na Alta Áustria, região da Áustria, passou a receber mais de um milhão de turistas por ano de uns anos pra cá, e sobretudo depois que apareceu em um programa sobre turismo da televisão sul-coreana. Some-se a isso o fato de que a cidadezinha tem sido descrita como a inspiração para a franquia de animação “Frozen” e também foi eleita a mais “instagramável” do mundo pelo jornal britânico “The Times”, e dá pra imaginar as aglomerações que acontecem por lá.

Habitada desde os tempos da pré-história, Hallstatt tem a mina de sal mais antiga do mundo e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997. E a cidade faz sucesso principalmente entre os chineses, tanto que ganhou uma réplica na província de Guangdong, no sul da China. Mas Scheutz está cansado dos visitantes, que às vezes chegam a 10 mil por dia, e quer se livrar deles. “Hallstatt é um pedaço importante da história cultural [da Áustria], mas não é um museu”, o político disse em uma entrevista que deu para o “The Times”. “Colocamos até uma placa com ‘não venham aqui’ escrito, mas não funcionou, eles continuaram vindo”, ele reclamou. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter