Publicidade
Renata Sorrah, Marieta Severo com Aderbal Freire-Filho, Laila Garin, Marco Nanini e Enrique Diaz com as filhas: coxia

Chamava a atenção no Prêmio Shell, essa terça-feira no Teatro Tom Jobim, dentro do Jardim Botânico do Rio, uma turma de uns dez, toda vestida com capas prateadas. “Quem são eles?” Essa era a pergunta que dominava o evento. Eram integrantes do movimento “Reage, Artista”, empinando faixas de protesto contra as políticas públicas para a cultura. Eles chegaram a subir no palco, bem alegres. Ao ganharem o microfone, ficou difícil entender o discurso: “Axé! Amo a Shell. Axéll… Viva os garis!”

* Laila Garin foi anunciada por Renata Sorrah, a mestre de cerimônias, como melhor atriz por “Elis, a musical”. Superou Camilla Amado, Bárbara Paz, Zezé Polessa e Suely Franco. “Preciso respirar! Quero agradecer ao Dennis [Carvalho, diretor] por inventar essa maluquice de me escolher para ser Elis. Ele é muito delicado, afetuoso, cuidadoso. Me deu estrutura para poder voar. É o que mais amo fazer: cantar no palco.” Foi a deixa para alguém gritar: “Dá uma palinha!” Ela? “Não, porra! Só se eu passar o chapéu”, respondeu, em tom de brincadeira. “Se o ator faz bem, torna invisível o trabalho de quem está por trás. Se ficarem olhando para o seu sapato em cena, tem algo errado… Eu queria dividir… O dinheiro não sei se vou, mas, eu digo simbolicamente… Com os meus colegas de teatro.”

* Enrique Diaz foi eleito melhor ator por “Cine Monstro”. Recém-separado, ele subiu com as filhas para receber o troféu.  Julia Spadaccini foi a vencedora na categoria melhor autor por “A Porta da Frente”. Ela, que também concorria com “Aos Domingos”, chorou – e não foi pouco. Comoveu a plateia inteira. Aderbal Freire-Filho ganhou como melhor diretor por “Incêndios”, que tem sua mulher, Marieta Severo, no elenco. Também emocionado, ele lembrou: “Um dos primeiros prêmios que recebi… Eu era jovem e agradeci muito pela grana. Lembro que disse até o que eu ia comprar: sapato, calça… Eu vivia ruim, mostrava a pobreza do teatro. Agora que eu estou melhor, faço programa na TV, vejo que a pobreza do teatro é ainda maior. O dinheiro eu vou doar para a SBAT [Sociedade Brasileira de Autores], que tem 100 anos, e vai ser muito pra ela. ”

* E sabe quem apareceu para prestigiar o evento? Marco Nanini, presença rara. “A vida nos separa dos amigos depois dos trabalhos. É bom encontrá-los. Ganhar um prêmio é um plus. Aqui no Brasil, estar em cena já é prêmio. Fico feliz por o Prêmio Shell não ter sucumbido, como tantos outros. Por isso, ganhar ou perder não tem diferença.” (Por Michelle Licory)

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter