Publicidade
Quando pedimos um retrato dele, Pedro nos mandou esse aí…

Por Thayana Nunes

Publicitário apaixonado por artes visuais, Pedro Garcia virou celebridade na web de um dia para o outro. Graças a seus posts no Facebook, ele não para mais de dar entrevistas. Já foi procurado pelo embaixador brasileiro na Bélgica, por jornalistas franceses, italianos, americanos… Tudo por conta de um hobby bem humorado, que acabou virando coisa séria: fotografar. Pedro, de 32 anos, hoje é mais conhecido pelo pseudônimo Cartiê Bressão, que adotou em homenagem ao fotógrafo francês Henri Cartier Bresson.

“l’escalier du paradis”, no metrô de Botafogo – 2013

Sua rotina é sair pelas ruas do Rio de Janeiro fotografando cenas do cotidiano da cidade. Uma mulher tomando sol nas areias de Copacabana, crianças chupando um picolé ou trabalhadores descansando durante a breve folga do almoço… Além das imagens, que registram o olhar curioso de Pedro, ou Cartiê, como preferir, as legendas, sempre escritas em um francês aportuguesado, dão o tom. Resultado? Mais de 200 mil pessoas passam, por semana, por seu perfil no Facebook.

Pedimos fotos de São Paulo, e ele nos mandou essa: “Les déménageurs” – Praça do Patriarca – 2012

“De maneira geral, depende do humor e do lugar onde estou. As cenas aparecem e me tocam de alguma maneira”, contou Pedro ao Glamurama. “Quando morei fora – Pedro passou uma temporada em Londres e Buenos Aires -, a frase que mais escutava era ‘Você é do Rio? O que está fazendo aqui?’. As fotos são um pouco a minha resposta”. Clicando a “verdadeira cidade fluminense”, como ele mesmo diz, Pedro quer mostrar o “quão único é o ser humano”. “Isso só existe no Brasil”, afirma ele, que brinca citando uma frase de Tom Jobim: “Aqui é bom, mas é uma merda. Lá é uma merda, mas é bom”.

“le père adoptif”, feira de São Cristovão – 2012

De tanto sucesso, as fotos – todas feitas com seu Iphone 4 com “dois ou três filtros do Instagram” – estão sendo vendidas e a procura é grande… “Não era meu objetivo a princípio, mas criei o site para ganhar dinheiro mesmo”. No site, uma imagem sai por R$ 265 nos tamanhos que o cliente – do mundo todo – quiser. “Está sendo surreal. Muita gente pedindo, brasileiros, italianos… Estou sendo chamado de cronista do cotidiano”. Ah, e Pedro não deixou de lado sua vocação para a publicidade. Sócio da empresa de crowdfunding de shows, a “Queremos”, ele é responsável por realizar turnês de vários artistas nacionais e internacionais. As apresentações da cantora sensação do momento, Clarice Falcão, estão sendo realizados pela “Queremos”, e eles acabam de abrir uma filial nos Estados Unidos, a WeDemand. Mais fotos de Cartiê Bressão, aqui.

“Dame avec le visuel tout travaillé en jaune”, Ladeira Porto Geral — 2012: “Foto bacana que tirei em São Paulo. Tem a ver com moda”

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

O príncipe Andrew renunciou aos títulos reais, incluindo o de duque de York e o tratamento de Sua Alteza Real, com o consentimento do rei Charles III. A decisão ocorre após novas revelações no livro póstumo de Virginia Giuffre sobre o caso Epstein. Embora continue titular legal do ducado, Andrew se afasta de vez da vida pública, e sua ex-esposa, Sarah Ferguson, também deixará de usar o título de duquesa de York. A medida, vista como simbólica, reflete o esforço da monarquia britânica em preservar sua credibilidade e encerrar um dos capítulos mais controversos de sua história recente.
Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter