Publicidade
A folha de stevia e a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia
A folha de stevia e a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia || Créditos: iStock e Divulgação
A folha de stevia e a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia || Créditos: iStock e Divulgação

A maior fabricante de refrigerante de cola do mundo acabou de colocar no mercado brasileiro uma versão adoçada com stevia – já presente em 25 países. Nos Estados Unidos, sua principal concorrente também fabrica um produto similar, desde 2014.  Glamurama foi conversar com a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia para saber até que ponto a bebida é mais saudável que as outras versões. (Por Michelle Licory)

Glamurama: Em que o refrigerante de cola com stevia é melhor que o “normal” e o “zero”?
Andrea Santa Rosa Garcia: “Não diria melhor, mas talvez menos pior. A Coca com stevia tem 18g de açúcar ao invés dos 37 g da normal. A zero tem uma quantidade alta do adoçante ciclamato de sódio, que foi proibido pelo FDA (Food and Drug Administration, órgão regulador de alimentos e remédios nos EUA) pelo risco de contribuir para o desenvolvimento de certos tipos de câncer. Mas é aprovado no Brasil e em vários outros países. Todos os tipos do refrigerante têm aditivos e conservantes e o com stevia tem mais sódio.

Glamurama: Tem algum perigo no stevia?
Andrea Santa Rosa Garcia:
“Até onde se sabe não há risco em sua utilização desde que não seja misturado com adoçantes sintéticos – ‘contaminando’ o adoçante natural – e não aconteça abusos em seu uso. Quando consumimos certos tipos de sabores doces, o corpo aguarda chegar algo doce, e, ao ser enganado, elimina aquela glicose e busca uma nova glicose de outras fontes como glicogênio muscular e hepático. Isso pode provocar o aumento de cortisol, hormônio do estresse, em resposta à hipoglicemia, provocando alterações nas glândulas supra-renais. Quanto às vantagens, é um adoçante natural produzido por uma planta e o seu poder de adoçar pode ser  200 vezes maior do que o do açúcar”.

Glamurama: Em relação à celulite, dá no mesmo beber a versão com stevia e as outras?
Andrea Santa Rosa Garcia:
“Qualquer refrigerante associado a uma alimentação rica em açúcar e sódio poderá aumentar a celulite. Os alimentos ricos em açúcar, sódio e conservantes irão provocar uma maior retenção de líquido no tecido intersticial, aumentando a lipodistrofia ginoide, conhecida como celulite”.

Glamurama: Quais são as opções mais saudáveis para adoçar?
Andrea Santa Rosa Garcia:
“Temos em nossa língua as papilas gustativas, com as quais conseguimos diferenciar vários sabores, do doce ao amargo. Quando temos exposição a alimentos mais doces, sempre teremos a predileção por doces, então o melhor é nos acostumarmos com o sabor natural dos alimentos. Quando houver a necessidade de adoçar, a stevia, o açúcar mascavo, a demerara e o açúcar de coco serão as melhores opções, lembrando que essas recomendações devem ser avaliadas por um nutricionista”.

Glamurama: Consumir refrigerante combinado a certo tipo de alimento ou em um horário específico pode potencializar seu efeito negativo?
Andrea Santa Rosa Garcia:
“Em qualquer horário nunca será uma boa opção, mas associado a um carboidrato simples rico em sódio como pizza, massas e batata frita poderá, sim, potencializar os efeitos negativos como celulite, inchaço, estufamento, gases, ganho de peso, dores de cabeça. À noite, pior ainda: nesse horário o corpo reduz o gasto de energia para entrar em descanso então poderá haver um acúmulo maior desses efeitos negativos, além de interferir no sono devido à cafeína presente na fórmula da Coca”.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter