Coleção de Yves Saint Laurent vai a leilão em Paris


Nem todo mundo sabe, mas Yves Saint Laurent foi, além de um ícone da moda, um grande colecionador de obras de arte. Tudo começou quando o estilista e o sócio, Pierre Bergé, compraram pequenos objetos de arte nos anos 1960. Agora, mais de 50 anos depois, a coleção da dupla, que é uma das maiores e mais raras do mundo, vai entrar em leilão organizado pela Christie’s, em Paris, entre os dias 23 e 25 deste mês.


* Para se ter uma ideia do preciosismo, as obras mais valiosas chegam a custar US$ 35 milhões. Na relação, muitos artistas de peso: Fernand Léger, Henri Matisse, Alexander Calder, Pablo Picasso e Piet Mondrian. Também estão sendo vendidas joias e peças de mobília, entre outros itens. A expectativa de Bergé, que decidiu realizar o pregão, é que sejam arrecadados US$ 400 milhões. E, detalhe: a renda será revertida a uma nova fundação, a YSL-PB, dedicada a pesquisas de combate à Aids.


* Glamurama aproveita que a Christie’s está fazendo um preview para o público, no Grand Palais, em Paris, e mostra algumas imagens dos catálogos das coleções. Confira.

Sair da versão mobile