Publicidade
Renato de Cara na expectativa para a abertura da nova Galeria Mezanino || Créditos: André Ligeiro
Renato De Cara na expectativa para a abertura da nova Galeria Mezanino || Créditos: André Ligeiro

A Galeria Mezanino comemora a chegada ao bairro de Pinheiros neste sábado – com apoio de Sky – e promete reunir uma turma das boas. Glamurama bateu um papo com Renato De Cara, que contou todas as novidades da galeria – e não são poucas, hein? Vem saber!

Novos ares

“Em 2014 comecei a prospectar o plano de negócio para o crescimento da galeria e pesquisar quem estaria interessado em ser meu sócio”, contou Renato. O galerista chegou a dois nomes, Francisco de Assis Esmeraldo, que é colecionador de obras de arte e já foi galerista, e da empresária Flavia Abuhab Matalon. “Apresentei o projeto e eles acreditaram na proposta. Por isso decidiram investir nesse novo momento da Mezanino. Foram seis meses de conversas até que tudo fosse aprovado”.

Da Liberdade para Pinheiros

O espaço em Pinheiros é completamente diferente. A galeria agora terá 300 m² para exposição, pé direito de cinco metros e um mezanino especial para atendimento, além do jardim externo onde também é possível fazer instalações. Inclusive, já na inauguração o espaço ganha uma instalação de Jaime Prades, que cria suas obras a partir de materiais retirados de caçambas de lixo. “O próprio prédio permite mais conforto tanto no atendimento quanto na área de exposição”. Ele também acredita que a mudança para Pinheiros vai facilitar o contato com os compradores e frequentadores de galerias, que estão mais acostumados com a região. “Tudo é mais positivo”.

Coletivas e individuais

Para a inauguração, Renato preparou a mostra coletiva “Dreams Dealers”, que inicialmente contaria com 14 artistas. “Agora já são 19”, explica. A ideia é ter um time bem democrático e fazer com que visitantes e convidados possam conhecer a fundo o trabalho de cada um. “Deixamos um nicho bem específico para cada artista, desta forma é mais fácil ter a compreensão do trabalho deles”.

E os projetos não param. A primeira individual da nova Mezanino será da fotógrafa Thelma Vilas Boas, que será aberta no dia 28 de abril. A artista retrata em seus trabalhos o questionamento da linguagem e esgotamento, as complexidades do pensamento e do conhecimento em desenhos, fotografias e filmes, por exemplo. Já no segundo semestre será a vez de Siri, artista do Rio que trabalha com arte sonora e fará um especial com esculturas sonoras, além de lançar seu disco. A Mezanino será a representante dele em SP.

Expectativa

Renato contou para o Glamurama que as expectativas são altas, mas que a ideia é manter o perfil da Mezanino que sempre foi ousada e que busca trazer uma arte diferente e nada óbvia. “Vamos nos manter ousados e aliar isso com uma busca de crescimento comercial, além de nos fortalecer neste mercado que é competitivo”, contou.

Anote aí!

A Galeria Mezanino reabre em novo endereço neste sábado. Para a inauguração, Renato de Cara, Joyce Pascowitch, Francisco de Assis Esmeraldo e Flávia Abuhab Matalon recebem convidados para a exposição, que acontece das 11h às 19h e tem patrocínio da Sky.

Exposição coletiva Dreams Dealers
Onde: Galeria Mezanino – Rua Cunha Gago, 208 – Pinheiros
Quando: 28 de março, a partir das 11h

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Petição contra Bad Bunny no Super Bowl expõe divisões culturais nos EUA

Petição contra Bad Bunny no Super Bowl expõe divisões culturais nos EUA

A escolha de Bad Bunny para o show do intervalo do Super Bowl LX gerou uma petição com mais de 60 mil assinaturas pedindo sua substituição pelo cantor country George Strait. A polêmica revela divisões culturais nos Estados Unidos e reforça a relevância global do artista porto-riquenho, símbolo de uma nova era do pop multicultural.
Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

O príncipe Andrew renunciou aos títulos reais, incluindo o de duque de York e o tratamento de Sua Alteza Real, com o consentimento do rei Charles III. A decisão ocorre após novas revelações no livro póstumo de Virginia Giuffre sobre o caso Epstein. Embora continue titular legal do ducado, Andrew se afasta de vez da vida pública, e sua ex-esposa, Sarah Ferguson, também deixará de usar o título de duquesa de York. A medida, vista como simbólica, reflete o esforço da monarquia britânica em preservar sua credibilidade e encerrar um dos capítulos mais controversos de sua história recente.
Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.

Instagram

Twitter