Publicidade
Sebastião Salgado: fôlego renovado

Sebastião Salgado inaugura nesta terça-feira dentro do Jardim Botânico do Rio a exposição “Gênesis”. São 245 fotografias – 52 exibidas ao ar livre -, divididas em cinco seções: “África”, “Amazônia e Pantanal”, “Planeta Azul”, feita na Antártica, “Santuários”, que mostra a vida selvagem em Nova Guiné, Ilhas Galápagos e Ilhas Siberut, e “Terras do Norte”, sobre lugares como Alasca e Sibéria.

O trabalho marca a retomada da carreira dele após o premiado “Êxodos”, que retrata a migração crítica de povos fugindo da pobreza, da repressão e de guerras. “Depois de registrar tudo isso, fiquei mal psicologicamente, sem condições de fotografar. Foi nessa época que ganhei dos meus pais a fazenda onde cresci, no Vale do Rio Doce. Quando voltei lá, percebi que a fazenda estava tão doente quanto eu. A mata tinha sido muito destruída. Quando eu era pequeno, acreditava que a floresta nunca ia acabar e hoje vejo que ela está pedindo socorro.”

* Com a ajuda da mulher, Lélia Wanick Salgado, e patrocínio de grandes empresas, ele replantou 2 milhões de árvores na região. “O fato de ver a vida voltar me fez querer também voltar a fotografar e foi daí que surgiu ‘Gênesis’. Dessa vez eu não queria fotografar um só animal, nós mesmos, e sim todos”, contou, nesta segunda-feira, em uma coletiva de imprensa no mesmo endereço escolhido para a mostra. “Ao invés de registrar as consequências da poluição e alterações climáticas, Sebastião mostrou a beleza deslumbrante do mundo”, explicou Lélia na ocasião. Fica a dica, glamurette.

Uma das obras em exposição

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter