Publicidade
Patricia Ellen e Ester Sabino || Créditos: Reprodução
Patricia Ellen e Ester Sabino || Créditos: Reprodução

Uma bela iniciativa vai reconhecer a contribuição das mulheres para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do Estado de São Paulo. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, anunciou nessa segunda-feira a criação do “Prêmio Ester Sabino para Mulheres Cientistas do Estado de São Paulo, em parceria com a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). O nome é uma homenagem à médica, imunologista e ex-diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP, Ester Sabino. Professora da Faculdade de Medicina da USP, Ester liderou o time de pesquisadoras da Universidade de São Paulo e do Instituto Adolfo Lutz que sequenciou o genoma das primeiras cepas do vírus SARS-CoV-2 antes mesmo que ele chegasse no Brasil.

A ideia é que o prêmio, que terá o ‘start’ no ano que vem, aconteça anualmente sempre no dia 11 de fevereiro, em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, e será divido em duas categorias: ‘sênior’: reconhecer mulheres com carreiras consolidadas e com contribuições para a ciência do Estado, e outra que vai premiar as jovens pesquisadoras que se destacaram. Os critérios de avaliação ainda estão sendo definidos: “Muita coisa mudou durante a pandemia, mas temos a convicção de que investir na ciência para um futuro melhor seja o único caminho para sair dessa pandemia de forma sustentável e firme”, declarou Patricia Ellen.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter