Publicidade
Patricia Ellen e Ester Sabino || Créditos: Reprodução
Patricia Ellen e Ester Sabino || Créditos: Reprodução

Uma bela iniciativa vai reconhecer a contribuição das mulheres para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do Estado de São Paulo. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, anunciou nessa segunda-feira a criação do “Prêmio Ester Sabino para Mulheres Cientistas do Estado de São Paulo, em parceria com a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). O nome é uma homenagem à médica, imunologista e ex-diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP, Ester Sabino. Professora da Faculdade de Medicina da USP, Ester liderou o time de pesquisadoras da Universidade de São Paulo e do Instituto Adolfo Lutz que sequenciou o genoma das primeiras cepas do vírus SARS-CoV-2 antes mesmo que ele chegasse no Brasil.

A ideia é que o prêmio, que terá o ‘start’ no ano que vem, aconteça anualmente sempre no dia 11 de fevereiro, em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, e será divido em duas categorias: ‘sênior’: reconhecer mulheres com carreiras consolidadas e com contribuições para a ciência do Estado, e outra que vai premiar as jovens pesquisadoras que se destacaram. Os critérios de avaliação ainda estão sendo definidos: “Muita coisa mudou durante a pandemia, mas temos a convicção de que investir na ciência para um futuro melhor seja o único caminho para sair dessa pandemia de forma sustentável e firme”, declarou Patricia Ellen.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter