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Desalma, nova série do Globoplay / Crédito: Divulgação

O GloboPlay está prestes a estrear uma nova série original: ‘Desalma’, que entrará para o catálogo do serviço de streaming no dia 22 de outubro. A história se passa em 1988, após o desaparecimento misterioso de uma jovem chocar a população de Brígida. A partir desse acontecimento, a tradicional festa de Ivana Kupala é banida do calendário. Trinta anos depois, a cidade se prepara para trazer a celebração de volta, mas eventos enigmáticos passam a acontecer.

E, como em todas as produções de suspense, a sonoplastia e a trilha sonora são elementos fundamentais para construir toda a atmosfera sobrenatural. Para isso, a equipe de pós-edição da obra contou com consultoria do sonoplasta alemão Alexander Wurz, especialista em produções do gênero de suspense sobrenatural que tem no currículo obras como “The Dark Valley”, “Cold Hell” e “Dark”. “O convite para ser um consultor criativo para uma série dramática sobrenatural foi muito emocionante porque o desafio era priorizar cenas-chave da série”, pontua Alexander.

Repleta de magia, a série ainda conta com diversos cânticos ucranianos e um deles, o Plyve Kacha, é entoado pela cantora e atriz da série Bela Leindecker, que interpreta Natasha. Ela também canta, junto com Alexandre de Faria, a famosa canção Marusia. A trilha ainda é composta por músicas americana, ucraniana e russa, como a banda de rock Voskreseniye.

O diretor artístico Carlos Manga Jr. conta que optou por uma trilha sonora que quebrasse a expectativa do público ao longo da narrativa. “Usamos uma sonoridade que contrasta com a atmosfera do leste europeu que temos em relação à fotografia e composição de quadro. Temos, por exemplo, a sonoridade do teclado que dá um tempero pop em cima de uma imagem que teoricamente você esperaria ouvir um violino. Assim, a gente pode usar o violino em momentos específicos com sua devida importância”, explica.

A seguir, confira duas breves entrevistas entrevista com o Sound Designer alemão Alexander Wurz e o produtor musical da série Alexandre Faria.

Alexander Wurz

Como foi o convite para ser sound designer de Desalma?
O convite para ser consultor criativo para uma série dramática sobrenatural foi muito emocionante porque o desafio era priorizar cenas-chave da série. Analisamos como podíamos transpor e destacar cenas importantes e implementá-las em um design de som criativo. Isso é importante para um conteúdo de alta qualidade. Também foi interessante ver como a Globo está trabalhando com as séries deste gênero.

O que você destacaria na trilha sonora de Desalma? Qual o maior diferencial?
Para mim, foi a combinação de eventos realistas e surreais acontecendo na série. Projetamos alguns momentos abstratos e sons característicos, por exemplo, os flashbacks de Anatoli, para sublinhar a importância de várias cenas. A música é bem composta e posicionada – é por isso que foi mais fácil criar e implementar design de som para sequências dramatúrgicas importantes. Eu também gostaria de destacar a troca construtiva com o diretor Carlos Manga Jr. Ele sabe exatamente o que quer ouvir, o que também foi essencial.

 

Confira o trailer:

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