Publicidade
Ticiane Pinheiro e Manuella adeptas da acupuntura // Reprodução

Recentemente, a apresentadora Ticiane Pinheiro admitiu ter usado a acupuntura para furar a orelhinha de sua filha Manuella, de quase 2 meses. E o fato chamou a atenção, pois a maioria das pessoas não costumam usar a técnica milenar para esse fim. Na verdade, a orelha tem inúmeros pontos energéticos que, segundo a medicina chinesa, se perfurados de maneira errada pode acarretar problemas de saúde.

Hoje em dia muitos brasileiros utilizam as terapias complementares e multidisciplinares – principalmente para tratar problemas crônicos -, entre elas a acupuntura. Para entender melhor a técnica, falamos com o Dr. Marcus Vinícius Ferreira, formado em medicina pela UFRJ, com curso de especialização em acupuntura e medicina oriental na Universidade de Kitasato, em Tóquio, que levantou as 10 principais dúvidas sobre o tema.

1 – O que é a acupuntura?
A acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de determinados pontos da superfície da pele. Isso é feito pela introdução no tecido subcutâneo de agulhas descartáveis extremamente finas e flexíveis.

2 – Para que serve?
Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária…

3 – Quando procurar um médico acupunturista?
De preferência, no início dos sintomas. Via de regra, quanto mais recente o problema, maior e mais rápida a possibilidade de resolvê-lo. O lado preventivo da acupuntura consiste na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste em sua plenitude, isto é, no estágio onde sabemos que estamos quase ficando doentes, mas ainda não há sintomas concretos.

4 – Posso misturar outros tratamentos com a acupuntura?
Fisioterapia, remédios alopáticos, psicoterapia e homeopatia geralmente são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.

5 – A acupuntura dói?
Não deveria. Eventualmente podemos acertar um nervo superficial ou um ponto mais sensível da pele, causando dor. Neste caso, deve-se informar ao médico, que corrigirá a inserção da agulha. Tratamento doloroso é quase sempre relacionado a um mau resultado

6 – Quais os efeitos colaterais da acupuntura?
Alguns pacientes podem se sentir sonolentos e relaxados após a sessão. Em certos casos pode haver a piora dos sintomas, que geralmente é seguida pela melhoria da condição do paciente. Pontos muito sensíveis podem se tornar dolorosos se manipulados em excesso, porém a dor resultante tende a melhorar com o passar do tempo.

7 – Como é uma sessão de acupuntura?
Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico, tanto na visão ocidental quanto na visão própria da acupuntura. Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele com álcool, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local durante 20 a 30 minutos. Recomenda-se não comer muito antes do tratamento. Após a sessão, vida normal, sem restrições.

8 – As agulhas podem permanecer na pele após a sessão?
Em alguns casos, sim, deixa-se uma agulha pequena coberta com esparadrapo no período entre uma sessão e outra, para que haja estímulo do ponto durante todo este tempo. A agulha de demora, como é chamada, pode ser molhada, e deve ser retirada ao primeiro sinal de incômodo.

9 – Qual a frequência do tratamento?
Usualmente uma vez por semana, porém em casos agudos sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento varia de acordo com o problema a ser tratado. Raramente a evolução do tratamento é linear, havendo períodos de melhora alternados com períodos de piora até o desaparecimento dos sintomas.

10 – Como a acupuntura age? É somente um analgésico?
O mecanismo de ação da acupuntura ainda não foi completamente elucidado. Sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores), e que o resultado final seria a normalização das funções alteradas. A acupuntura teria também ação anti-inflamatória e de relaxamento muscular local. Ou seja, é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução dos processos fisiológicos que a causam, agindo, inclusive, sobre o Sistema Nervoso Central.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.
O casamento de Jeff Bezos como exemplo da insurreição antibilionários

O casamento de Jeff Bezos como exemplo da insurreição antibilionários

O mega casamento de Jeff Bezos em Veneza foi forçado a mudar de local após protestos públicos, se tornando um símbolo da crescente rejeição europeia à ostentação bilionária. Em meio a críticas sobre turismo predatório, erosão urbana e desigualdade social, o episódio escancara a tensão entre glamour privado e o direito coletivo à cidade - com ecos históricos, literários e políticos que reconfiguram o papel das elites no imaginário europeu.

Instagram

Twitter