Publicidade

Para compreender as mudanças climáticas e suas implicações para o futuro do planeta, é fundamental ouvir vozes diversas que estão abordando e estudando essa questão há anos, e consumir conteúdos que apresentam reflexões e urgências. Pensando nisso, o Glamurama traz um TOP 10 especial, nem só com vozes ou conteúdo, um mix de pessoas e informações para que possamos trilhar juntos.

São referências essenciais que oferecem uma visão abrangente e esclarecedora sobre o tema. É uma oportunidade para uma jornada de aprendizado e conscientização com especialistas e obras na vanguarda da discussão sobre aquecimento global, sustentabilidade e as urgências ambientais do nosso tempo.

3x Ártico – O Alerta do Gelo, Ernesto Paglia

Série documental ‘3x Ártico – O Alerta do Gelo’, do jornalista Ernesto Paglia, no GloboPlay, Em três episódios, a série mostra os efeitos das mudanças climáticas no Ártico nas últimas três décadas. E esses efeitos já são bem mais visíveis quando comparados aos anos de 1995 e 2007, quando o Paglia esteve na Groenlândia ao lado do cinegrafista Marco Antônio Gonçalves e do guia canadense Jim Allan. Os dois também o acompanharam agora na última expedição, em 2023.

Onde: GloboPlay

 

Amanda Costa

É ativista climática, jovem embaixadora da ONU, apresentadora e uma das mulheres mais poderosas do Brasil abaixo dos 30 anos, segundo a Forbes. Ela é um exemplo de como é possível mudar os eixos das discussões. Costa é fundadora do Perifa Sustentável, uma organização sem fins lucrativos que promove ações sustentáveis educativas e diretas em periferias.

Onde: Redes Sociais

Amazônia Viva, Estevão Ciavata

Unir pessoas comuns de diversos lugares do mundo com povos indígenas, comunidades locais, ambientalistas, gestores públicos e cientistas pela restauração e conservação da maior floresta tropical do mundo pode parecer um sonho improvável, mas é uma das estratégias inovadoras propostas em “Amazônia Viva”, filme de Estevão Ciavatta. Encomendado pela Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil) – plataforma colaborativa criada pela ONU para que líderes e comunidades religiosas possam contribuir para preservar as florestas, a biodiversidade e promover os direitos de seus guardiões.

Onde: https://amazoniavr.com.br/

Célia Xakriabá

Célia Nunes Correa, também conhecida como Célia Xakriabá (Itacarambi, 10 de maio de 1989), é uma professora ativista indígena do povo Xakriabá em Minas Gerais, Brasil filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). A luta dela centra-se na reestruturação do sistema educacional, no apoio às mulheres e à juventude[6] dentro dos Xakriabá; e na mudança das fronteiras geográficas para manter o território do seu povo. Em 2022 tornou-se a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal por Minas Gerais, com 101.078 votos.

Onde: Redes Sociais

Copiô, Parente?, Letícia Leite

Jornalista e mestra em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais pela Universidade de Brasília (Unb). Pesquiso juventude indígena e novas tecnologias desde 2016. Em 2017, criei o Copiô, Parente – primeiro podcast feito para povos indígenas no Brasil. Em 2021, fundou a Vem de Áudio, uma produtora de podcast focada em fazer programas com histórias dos povos da floresta.

Onde: Spotify e Redes Sociais

Genesis, Sebastião Salgado

Em suas mais de 32 viagens, feito a pé, de avião, a bordo de navios, canoas e até mesmo a bordo de balões, com extremos de calor e condições de frio extremo e muitas vezes em condições perigosas, Salgado criou uma coleção de imagens que mostram a natureza, os animais e os povos indígenas com um brilho cativante. Usando apenas preto e branco, Salgado infunde textura complexa para as suas fotografias de modo que até mesmo os menores detalhes são importante. O que encontramos em Gênesis? Animal e vulcões dos pingüins de Galápagos, leões marinhos, biguás e baleias na Antártida e no Atlântico Sul; jacarés e onças no Brasil, os leões, leopardos e elefantes africanos, a tribo dos Zo’é isolado na maioria nas profundezas da selva amazônica, a Papua Ocidental Neolítico korowaide etnia; Dinka gado nômades no Nenets nômades do Sudão e os seus rebanhos de renas no Círculo Polar Ártico, as comunidades florestais nas Ilhas Mentawai oeste de Sumatra, os icebergs a Antártida vulcões África Central e na Península de Kamchatka, os desertos do Saara, os rios Negro e Amazonas Yurua, os desfiladeiros do Grand Canyon, as geleiras do Alasca e muito mais.

Livro: Genesis

Ideias para adiar o fim do Mundo, Ailton Krenak

Em Ideias para adiar o fim do mundo, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”. Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental de nossa era, o chamado Antropoceno. Daí que a resistência indígena se dê pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais. Somente o reconhecimento da diversidade e a recusa da ideia do humano como superior aos demais seres podem ressignificar nossas existências e refrear nossa marcha insensata em direção ao abismo.

Desde seu inesquecível discurso na Assembleia Constituinte, em 1987, Krenak se destaca como um dos mais originais e importantes pensadores brasileiros. Lê-lo é mais urgente do que nunca.

Livro: Ideias para adiar o fim do Mundo

Menos Um Lixo, Fernanda Cortez

 

Fe Cortez é ativista da regeneração da vida no planeta. Ela faz isso sendo comunicadora, ambientalista, palestrante, colunista, apresentadora, escritora, pensadora da Nova Era e idealizadora do Menos 1 Lixo, Movimento e Negócio de Impacto que promove o ativismo e práticas sustentáveis e regenerativas e tem como símbolo o copinho de silicone retrátil, o original do Brasil. Escreveu para veículos como O Globo, Vogue, Glamour. Apresentou o programa Menos é Demais, na Discovery Home & Health. Foi por 4 anos defensora da Campanha Mares Limpos pela ONU Meio Ambiente no Brasil, hoje é Conselheira do Instituto Akatu. Já palestrou em mais de 30 empresas e eventos, inclusive fora do Brasil. Em 2022, Fe lançou o livro “Homo Integralis: uma nova história possível para a humanidade”.

Onde: YouTube https://www.youtube.com/@Menos1LixoOficial

O Território, Txai Surui

Txai Suruí (Rondônia, 1997) é uma líder indígena ativista brasileira da etnia suruí. Ela é coordenadora do Movimento da Juventude Indígena e trabalha na organização não governamental de defesa dos direitos indígenas Kanindé. Além disso, é Embaixadora da Z1, um programa de embaixadores de uma conta digital para adolescentes. Foi a primeira indígena a discursar na abertura de uma conferência do clima, tendo participado, em novembro de 2021, da COP26 e foi ganhadora do Emmy como produtora do doc Território

Onde: Disney+

Terra que tempo é esse, Sônia Bridi e Paulo Zero

Os repórteres Sônia Bridi e Paulo Zero têm uma vasta experiência em reportagens sobre o clima. Eles viajaram a 12 países para conhecer os lugares ameaçados pelo aumento da temperatura. A série “Terra que tempo é esse” está disponível no GloboPlay. Como essa série de 2015 o público pode compreender essa evolução. Sônia também é autora do livro Diário do Clima, e em suas redes sociais a jornalista também compartilha conteúdo sobre o tema.

Onde: GloboPlay

 

 

Curadoria de conteúdo: Casé Fala.

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter