Publicidade
Andrea Santa Rosa Garcia e o chocolate: pode comer, sim
Andrea Santa Rosa Garcia e o chocolate: pode comer, sim || Créditos: iStock e Juliana Rezende

Andrea Santa Rosa Garcia é nutricionista de meia Rede Globo, de Angélica a Gloria Maria – passando por seu marido, Marcio Garcia, claro. Ela conversou com a gente sobre nosso tema preferido nesses dias: chocolate! Quer aproveitar a Páscoa sem culpa? Vem ler aqui embaixo! (por Michelle Licory)

O melhor tipo de chocolate para consumir

“O chocolate acima de 50% de cacau (tanto para mulheres como homens)”.

O lado bom

“As sementes de cacau e seus derivados primários são ricos em polifenóis (fitoquímicos), em particular os flavonóides (catequinas e proantocianidinas), que podem ter efeito anti-hipertensivo, atuar na prevenção de doenças coronarianas, contribuir para a redução da peroxidação lipídica, aumentar a concentração de colesterol HDL e ter ação antioxidante”.

O vilão

“Devemos evitar o chocolate branco. Ele é composto de manteiga de cacau, açúcares e gorduras, o que não agrega nenhum valor nutricional ao alimento. O chocolate ao leite na maior parte de sua composição possui leite em pó, açúcar e gordura. O cacau, que é um alimento funcional, que irá trazer benefícios a nossa saúde, é o ingrediente que aparece em menor quantidade.

Tá liberado

“Se o chocolate for acima de 50% de cacau não há nenhum problema em consumir 30 gramas ao dia”.

Os dublês

“Existem outras opções ao chocolate [usadas em tabletes, “tipo” chocolate, com um visual parecido, mas mais saudáveis] . A  alfarroba é uma vagem comestível que possui baixo teor de gordura e é rica em vitaminas do complexo B e E. A soja possui gorduras poliinsaturadas que são anti-inflamatórias, protetores cardiovasculares tanto quanto os polifenóis do cacau. As duas opções são fontes de proteína vegetal. A alfarroba tem minerais como  cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, manganês, cobre e selênio – essenciais para o equilíbrio orgânico e funcionamento de todas as nossas células. Já existem no mercado achocolatados mais nutritivos que os comuns como os enriquecidos com colágeno, com maior teor de cacau e adoçado com açúcar do coco.

 O melhor horário

“Ao longo do dia nosso metabolismo reduz sua velocidade, por conta disso é interessante que o consumo na parte da noite seja evitado. Mas na minha prática clinica é muito comum meus pacientes relatarem a vontade por doces na parte da noite. Costumo liberar 2 quadradinhos. Consumindo com moderação não há problemas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter