Publicidade

Sabidos toda a vida, os romanos aproveitaram como ninguém a vocação de remédio natural do rosmarinus (orvalho do mar), o alecrim: ele alivia enxaqueca, dores musculares, tem propriedades anti-inflamatórias e ainda dá uma forcinha na memória – #ficaadica. Com folhas em formato de agulha e perfume bem característico, o ingrediente é um verdadeiro curinga na cozinha. Vai bem com as mais variadas carnes e carboidratos, além de finalizar molhos, chás e até drinques. Prova disso são as receitas do mês assinadas pelos chefs do Astor, A Figueira Rubaiyat e Loi Ristorantino. (Da seção Avental, na revista Joyce Pascowitch de setembro)

 

Gim tônica Mare, Astor

INGREDIENTES
1 bouquet com tomilho, alecrim e manjericão
50 ml de gim Mare
1 azeitona verde
5 cubos de gelo
175 ml de água tônica 1724
MODO DE PREPARO
Perfume as paredes de um copo balão com o bouquet de ervas. Adicione o gim e encha o copo com gelo até a boca. Decore com as ervas e a azeitona. Complete, vagarosamente, com a tônica preservando o gás.

Frango caipira marinado com alecrim e limão-siciliano, A Figueira Rubaiyat
INGREDIENTES
1 frango de 450 g
1 colher de (sopa) de
mostarda dijon
Raspas de meio limão-siciliano
2 galhos de alecrim desfolhado
(não picado)
1 galho de tomilho desfolhado
3 colheres de sopa de azeite
extravirgem

MODO DE PREPARO
Coloque a mostarda, o alecrim, o tomilho e as raspas de limão-siciliano numa travessa. Acrescente o azeite lentamente e mexa até ficar cremoso, como uma maionese. Passe essa mistura no frango e deixe assim de um dia para o outro para ressaltar o tempero. Leve o frango ao forno preaquecido (de 170 a 200 graus) por 15 a 20 minutos.

Risoto com flor de alecrim e prosecco, Loi Ristorantino

INGREDIENTES
280 g de arroz carnaroli
50 g de cebola (picada bem fina)
400 ml de vinho prosecco
50 g de manteiga sem sal
250 ml de caldo vegetal
120 g de queijo grana padano ralado
90 ml de azeite extravirgem
50 g de flores de alecrim (só a flor)
Sal e pimenta branca a gosto

MODO DE PREPARO
Em uma panela preaquecida, coloque a manteiga e a cebola e refogue até ela ficar translúcida. Acrescente o arroz e misture bem por um minuto em fogo alto. Acrescente metade do prosecco, deixe evaporar o álcool e, aos poucos, junte o caldo bem quente. Abaixe o fogo para uma temperatura média e deixe cozinhar por cerca de 14 minutos, mexendo algumas vezes. Retire a panela do fogo, acrescente o azeite, o grana padano, metade das flores de alecrim e 100 ml de prosecco. Misture bem. Ajuste o sabor com sal e pimenta a gosto. O ponto da cremosidade é muito importante (se precisar, acrescente mais um pouco de caldo). Sirva em pratos fundos e decore com mais flores de alecrim e duas colheres de prosecco por cima do risoto.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter