O horário marcado pelo protocolo real para que o príncipe Harry chegasse ao Morro da Urca, no Rio, nessa sexta-feira, onde uma grande festa esperava por ele, era britânico: às 20:45. Mas a comitiva real só apareceu um pouquinho depois, às 21:10.
* De terno azul marinho, o príncipe desembarcou no tapete vermelho montado em frente à estação dos bondinhos do Pão de Açúcar acompanhado do secretário britânico da Cultura, Jeremy Hunt, e, ao ouvir os gritos histéricos das fãs, atendeu ao pedido de fotos e até conversou um pouquinho com quem estava por perto. Um príncipe, literalmente.
* Enquanto isso, a bateria da União da Ilha – que neste ano homenageou os jogos olímpicos – fazia a festa. Harry, claro, se aproximou, ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, sorriu, mas não arriscou sambar, no máximo deu um beijinho no estandarte carregado pela porta-bandeira da escola.
* Já lá no alto do Morro da Urca, um momentinho bem engraçado: uma das jornalistas credenciadas para a cobertura sacou da bolsa um anel e pediu Harry em casamento. Ele, claro, gargalhou e, meio desconcertado, esbarrou em um garçom que estava por perto, derrubando um dos copos. Mais risos. Tem coisas que, realmente, só o príncipe Harry faz por você.
* Em seguida, no telão armado por lá, aparece David Bekcham dando início à festa de lançamento da campanha GREAT, que tem o objetivo de incentivar as visitas ao Reino Unido. "Adoraria estar aí, mas por conta de um jogo não consegui ir ao Rio. Mas vamos começar a festa, como só Harry sabe fazer", brincou o jogador sobre a fama de festeiro do príncipe.
* Bom humor, aliás, foi a tônica do discurso que Harry fez em seguida. Falou das lembranças do pai, Charles, sobre a visita ao país em 1978 – "Há muito tempo queria conhecer o Rio, desde que meu pai me falou de uma certa dança que ele teve com uma garota maravilhosa chamada Pinah, que por alguma razão ele guardou na memória" -, sobre o Rio – "Mal posso acreditar que estou aqui, tudo no Rio faz você ter vontade de dançar" – e até fez piada com o irmão, o príncipe William – "Ainda bem que o meu irmão não está aqui, se não ele ia querer dançar e isso não ia ser uma coisa bonita de se ver".
* Depois, já por volta de 11 da noite, Harry assistiu a um desfile da Issa London, da brasileira Daniella Helayel, com make e cabelo de Marcos Proença e produção de Claudio Gomes, provou as comidinhas de Roberta Sudbrack, viu Maria Gadú cantar um pouquinho e partiu, um pouco depois da meia-noite.
* Afinal, depois de um dia de turista – ele passeou de helicóptero, almoçou em uma churrascaria, tomou um chopp no Astor e participou da festa no Morro da Urca -, ele precisava descansar, já que, neste sábado, seu primeiro compromisso é às 8:30 da manhã.