Publicidade
a
Lucas Nunes, Tom Veloso, Deco Almeida, Miguima Guimarães e José Ibarra || Crédito: Divulgação

A Banda Dônica, que tem como um dos integrantes Tom, filho caçula de Caetano Veloso, já se prepara para abrir o primeiro dia do Lollapalooza neste sábado, em São Paulo. Formada por José Ibarra (vocal e piano), Miguel “Miguima” Guimarães (baixo), André “Deco” Almeida (bateria), Lucas Nunes (guitarra) e Tom Veloso (violão e composições), o quinteto apresenta o repertório do disco de estréia, “Continuidade dos Parques”, às 12h55, no Palco Onix. Com apenas quatro anos de estrada, a banda já se apresentou no Rock in Rio do ano passado.  Abaixo, a conversa com os meninos, feita por viva-voz, com todos juntos ao telefone. (Por Denise Meira do Amaral)

Glamurama: Como é para vocês abrir um dos palcos do Lollapalooza?
Lucas: “Estamos ansiosos. É um festival muito importante, talvez o evento mais importante que a gente vá tocar. Além de ser um festival que a gente preza muito, por ter bandas alternativas no estilo quer a gente gosta.”

Glamurama: Como vocês definem o som da Dônica?
Lucas: “É um rock progressivo.”
Zé: “Não é bem isso [risos]…  É um pouco MPB também. Na verdade a gente abrange alguns gêneros, como a música clássica e o progressismo inglês.”

Glamurama: Vocês têm uma forte influência do Clube da Esquina, né? Como Milton entrou como padrinho?
Zé: “Todos eram apaixonados pelo Clube da Esquina e Tom, que tinha contato com o Milton, fez a ponte. Um dia a gente mostrou uma música para ele, e ele adorou. Na hora do disco tivemos a ideia de chamarmos o Milton para gravar e ser nosso padrinho também [Milton participa na faixa “O Pintor”].”

Glamurama: Tom, no começo você não subia ao palco por timidez. Como fez para driblá-la?
Tom: “Não foi tão difícil… Eu subi uma vez e gostei. E aí quis continuar subindo. É o “palco vírus”, como se fosse o zika vírus [risos].”

Glamurama: Ter Caetano como pai ajuda ou atrapalha?
Tom: “Não tem como atrapalhar. Ele ajuda, gosta da banda, dá dicas, fala do que gostou, do que se emocionou…”

Glamurama: Ele é daqueles pais bajuladores?
Tom: “Não. Ele só fala do que ele gosta, não dá ideias nem pitacos.”

Glamurama: Qual a idade de vocês? E o que estudam?
Lucas: “Temos uma média de 18, 19 anos. Eu tenho 20, que sou o mais velho, e o Miguel tem 17, que é o mais novo. Eu e o Zé estudamos música, o Tom estudava jornalismo e o Deco estuda engenharia. O Miguel vai estudar ainda [risos], [ele acabou de terminar o ensino médio].”

Glamurama: Em quais momentos vocês se sentem adultos e quando ainda são garotos?
Lucas: “Acho que a gente só percebe a nossa garotice [risos].”

Glamurama: Vocês já têm muitas fãs por onde passam?
Lucas: “Sim, rola. E são de todas as idades, de crianças até avós.”

*
A banda gravou o primeiro CD “Continuidade dos Parques”, em 2015.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter