Publicidade
Conheça cinco documentários que vão te fazer repensar sobre o consumo da moda

Não é de hoje que se questiona o trabalho escravo no mundo da moda. De acordo com uma pesquisa realizada pelo The Global Slavery Index 2018, a moda é o segundo setor que mais explora pessoas no mundo. Na ‘escravidão moderna’, as vítimas trabalham em condições precárias e recebem valores baixíssimos, além de muitas vezes exercerem a função de maneira forçada. Um dos casos mais conhecidos é o do edifício Rana Plaza em Dhaka, Bangladesh. O prédio, que abrigava quatro fábricas têxteis, caiu por falta de reparos em sua estrutura. O acidente matou mais de 1.200 pessoas, a maioria delas mulheres com seus filhos, e também deixou 2.500 feridos. Mas o que chocou a população foi o fato de marcas mundialmente famosas produzirem suas confecções no local, entre elas a Primark, principal cliente. Após esse fato, diversos ativistas começaram a pensar sobre o assunto e o dia 24 de abril foi considerado o ‘Fashion Revolution Day’, que questiona os consumidores com a hashtag: #quemfazminhasroupas?

E o Fashion Revolution Day se tornou a Fashion Revolution Week, que tem início no dia 22 de abril e termina neste domingo, 28. A semana é dedicada para falar sobre a indústria da moda, motivando as marcas a promoverem debates e palestras sobre o tema. Se interessou pelo assunto? Confira então alguns docs que ajudam a repensar não apenas sobre a indústria, mas a forma como consumimos atualmente.

Unravel (Meghna Gupta, 2012)

Você sabe o que acontece com as suas roupas quando você simplesmente as joga fora? Em 13 minutos, “Unravel” acompanha a rotina de quem vive do descarte dessas peças, que acabam sendo recicladas por algumas fábricas. No curta, Meghna acompanha principalmente uma vila indiana.

Sweatshop – Dead Cheap Fashion (Joakim Kleven, 2014)

Como você reagiria se soubesse que as suas roupas são fruto de trabalho escravo? Na série, dividida em cinco episódios, o diretor Joakim Klever levou três influencers noruegueses para vivenciarem a rotina de um costureiro do Camboja. A realidade? Doze horas de trabalho em condições precárias.

https://www.youtube.com/watch?v=1ScG9TspWB0

Minimalism A Documentary About the Important Things (Matt D’Avella, 2015)

Você já deve ter ouvido falar sobre minimalismo. Esse estilo de vida questiona com o acúmulo de bens materiais, especialmente roupas, evitando compras compulsivas. E, nesse documentário, os cineastas Joshua Fields Millburn, Ryan Nicodemus e Matt D’Avella discutem a urgência deste pensamento e de ações como essas no mundo.

The True Cost (Andrew Morgan, 2015)

Esse filme relembra e debate acidentes que abalaram a indústria da moda, como o do Rana Plaza, além de questionar o real preço das peças e as consequências que o consumo descontrolado pode gerar na vida das pessoas.

Riverblue (2016)

Narrado pelo ator Jason Priestly, esse doc aborda a questão ambiental, mostrando como a indústria da moda, principalmente as fast fashion, colabora para a poluição de rios. ‘Riverblue’ tem imagens chocantes e reforça a necessidade de uma mudança urgente.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter